Em Audiência Pública da Saúde, Prefeitura informa investimentos de 30,24% no 1º quadrimestre

A Câmara barbarense promoveu, nesta manhã (27), Audiência Pública de Saúde referente ao 1º quadrimestre de 2021. Durante o evento, realizado por videoconferência, em ambiente virtual, a partir da Casa de Leis, a Prefeitura informou ter investido 30,24% da arrecadação de impostos em ações e serviços de saúde de janeiro a abril deste ano, o que equivale a R$ 48.763.392,85. Por lei, os municípios devem investir pelo menos 15% da arrecadação em Saúde.

A audiência, sob o comando da vereadora Esther Moraes (PL), presidente da Comissão Permanente de Política Social do Legislativo, começou com a apresentação dos dados relativos a investimentos e atendimentos na Saúde em Santa Bárbara d’Oeste, feita pelo secretário-adjunto de Saúde, Rodrigo Ito. Na sequência, a secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha, respondeu aos questionamentos dos parlamentares.

Durante a reunião, foi apresentado também o demonstrativo financeiro referente à Covid-19 no Município no 1º quadrimestre, com R$ 6.008.993,08 recebidos por meio de transferências de recursos federais e R$ 2.037.862,00 provenientes de repasses estaduais. Esses valores, somados aos recursos municipais de R$ 3.020.031,39, totalizam despesa de R$ 11.066.886,47 com a doença no período em questão.

O evento contou com a participação dos vereadores Eliel Miranda (PSD); Reinaldo Casimiro (Podemos); Celso Ávila (PV); Kátia Ferrari (PV); Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca (Avante); Valmir Alcântara de Oliveira, o Careca do Esporte (Patriota); Carlos Fontes (PSL); e Júlio César Santos da Silva, o Kifú (PL).

Além de Esther como presidente, a Comissão Permanente de Política Social também é composta pelos vereadores Bachin Jr. (MDB) e Carlos Fontes. A essa comissão compete opinar sobre as proposições relativas à higiene, à saúde pública e à assistência social.

A audiência foi transmitida, ao vivo, pelo site do Legislativo (www.camarasantabarbara.sp.gov.br), pelas páginas oficiais da Câmara barbarense no Facebook (www.facebook.com/camaradesbo) e no Youtube (www.youtube.com/cmsbo) e pela rádio Santa Bárbara FM (95,9MHz).

A participação do público se deu, em tempo real, pelo telefone 3459-8900 ou por meio de comentários no vídeo durante a exibição das audiências pela página da Casa de Leis no Youtube e no Facebook. Assim, a população pôde fazer seus questionamentos e receber o devido retorno da Administração Municipal. As Audiências Públicas de Saúde e de Finanças são realizadas a cada quadrimestre, conforme previsto em leis federais.

Publicado em: 27 de maio de 2021

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565