O presidente da Câmara barbarense, Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), recebeu, nesta tarde (3), em seu gabinete, a vereadora Germina Dottori (PV). Durante o encontro, que também contou com a presença de assessoras parlamentares e servidores efetivos do Legislativo, a vereadora sugeriu a implantação de medidas visando ao atendimento à Lei Brasileira de Inclusão, também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência, que afirmou a autonomia e a capacidade desses cidadãos para exercerem atos da vida civil em condições de igualdade com as demais pessoas.
As duas sugestões iniciais da nova parlamentar, as quais já foram aprovadas pelo presidente do Legislativo e encaminhadas aos setores responsáveis para as devidas providências, são relativas à disponibilização de profissional para a tradução em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) das sessões ordinárias, extraordinárias e solenes, assim como da realização de obras de acessibilidade no Plenário Dr. Tancredo Neves, o qual não permite o livre acesso a cadeirantes e demais munícipes com mobilidade reduzida. Essa última medida, Germina ressalta, também já havia sido sugerida pelo vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), na Legislatura passada.
“Durante minha candidatura, me comprometi a buscar, cada vez mais, uma cidade para todas as pessoas. Quero fiscalizar e garantir que a lei da inclusão seja aplicada no Município. Por isso, acredito que temos de começar dando o exemplo na própria Câmara Municipal, permitindo que pessoas com problemas de locomoção tenham fácil acesso ao Plenário e que aqueles com deficiência auditiva também consigam acompanhar as discussões entre os parlamentares”, afirmou.