Em resposta ao requerimento do vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), sobre o número de atendimentos realizados pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no ano passado, o coordenador médico do órgão, Felipe David Mendonça Chaim, informou que cerca de 30% dos procedimentos foram destinados a pacientes de Santa Bárbara d’Oeste.
Chaim informou que o AME realiza consultas médicas nas áreas de cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, dermatologia, oftalmologia, ortopedia (mão), otorrinolaringologia, urologia e urologia (avaliação de litrotripsia). A unidade de saúde também realiza exames de colonoscopia, endoscopia e ultrassonografia.
No ano passado, de acordo com a resposta, o AME disponibilizou 9.299 consultas, das quais 9.107 foram agendadas e 7.601 realizadas. Do total disponibilizado, 1.506 pacientes, ou seja, 16,54% não compareceram para as consultas. Para pacientes moradores de Santa Bárbara d’Oeste foram disponibilizadas 1.866 consultas, sendo agendadas 2.243, realizadas 1.939 e faltaram 304.
Em 2016, foram disponibilizados 5.007 exames, sendo 5.015 agendados e realizados 4.188; 827 pacientes não compareceram, ou seja, 16,49%. Com relação a atendimentos a pacientes moradores de Santa Bárbara d’Oeste, foram 1.300 exames de colonoscopia, endoscopia e ultrassonografia disponibilizados. Foram agendados 1.297 e realizados 1.120; 177 pacientes não compareceram para fazer os exames, ou seja, 13,65%.
Quanto à produção cirúrgica, Felipe Chaim disse que no ano de 2016, o AME realizou 7.448 cirurgias, sendo que 2.198 foram em munícipes de Santa Bárbara d’Oeste, representando aproximadamente 30% do total de procedimentos.
O coordenador médico do AME informou que as agendas são configuradas de acordo com o convênio de gestão entre o Governo do Estado e o AME Santa Bárbara d’Oeste. Tal convênio estabelece metas de produção e de qualidade. Segundo ele, as vagas são disponibilizadas para DRS – VII que distribui entre os municípios de referência. As agendas são abertas bimestralmente até o dia 25 de cada mês.
Indagado se há previsão de novos investimentos no AME neste ano, Chaim informou que, até o momento, a Secretaria Estadual de Saúde não apontou para novos investimentos nos AMEs, inclusive o de Santa Bárbara d’Oeste.
Dr. José fez o questionamento porque recebeu reclamações de munícipes sobre a dificuldade em conseguir uma vaga no AME local e os AMEs foram criados para desafogar os municípios no atendimento a certas especialidades.
“Essas informações são importantes, porque recebi reclamações de que os pacientes da cidade tinham pouco acesso ao atendimento feito pelo AME local, mas cerca de 30% dos atendimentos são destinados aos barbarenses, considero um número bastante razoável”, avaliou o vereador, afirmando que vai continuar cobrando do Governo do Estado o oferecimento de mais exames em outras especialidades, o que viria a ajudar a diminuir a fila de espera no Município.
O AME – Santa Bárbara d’Oeste está localizado na rua da Seda, 250, no Jardim Pérola, zona leste da cidade.
Publicado em: 10 de maio de 2017
Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1