O vereador José Antônio Ferreira, o Dr. José (PSDB), por meio de Requerimento protocolado na última sexta-feira (27), pede informações à Administração Municipal sobre a quantidade de exames e procedimentos realizados pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santa Bárbara d’Oeste ao longo do ano de 2016. O parlamentar destaca que os AMEs foram criados para desafogar os municípios no atendimento a certas especialidades e que o local permite ao paciente fazer consultas, exames e, em alguns casos, até cirurgias num só lugar, desafogando os hospitais.
“Recentemente, diversos munícipes vieram até o meu gabinete reclamar da dificuldade em conseguir uma vaga, e também que muitos são deslocados para unidades distantes de Santa Bárbara d’Oeste, como é o caso de exames de ecocardiograma em Atibaia (SP), o que aumenta o custo de transporte destes pacientes, sem contar o desgaste no deslocamento de pessoas enfermas que não é recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde)”, afirmou.
No pedido de informações, ele indaga quais os tipos de consultas, exames e cirurgias feitos pelo Ambulatório Médico de Especialidade (AME) de Santa Bárbara d’Oeste, quantos procedimentos (consultas, exames e cirurgias) foram realizados pela unidade de saúde estadual ao longo de 2016 e, desse total, quantos procedimentos foram feitos a munícipes de Santa Bárbara d’Oeste.
O parlamentar também pergunta qual é a política estabelecida pelo Governo do Estado para a distribuição dos atendimentos aos municípios da região e, no item cirurgias, quantos procedimentos o AME destina aos pacientes de Santa Bárbara por mês. Por fim, ele questiona se há programas de novos investimentos no AME para 2017.