O vereador Ditinho Ferreira (PP) protocolou hoje (25) a Moção 94/08, que manifesta apelo ao prefeito José Maria de Araújo Júnior (PSDB), para que ele encaminhe à Câmara de Santa Bárbara d’Oeste projeto que amplie a licença-maternidade para 180 dias às servidoras municipais.
Segundo ele, a proposta da ampliação da licença-maternidade tem como objetivo incentivar o aleitamento materno exclusivo durante esse período e propiciar o estreitamento afetivo entre a mãe e o filho, ao estender o tempo do convívio integral entre eles, favorecendo também a saúde de ambos. Ditinho também afirma que um projeto com este tema estaria enfatizando os benefícios e a extrema importância quanto ao ato da amamentação.
“Entre as vantagens físicas da amamentação trazidas para a mulher estão o auxílio na perda de sangue e aceleração da involução uterina, proteção da mulher contra o desenvolvimento de alguns tipos de câncer de mama e ovário e ajuda no processo de emagrecimento pós-parto”, disse. Além disso, segundo a propositura do vereador, o ato de amamentar faz com que alguns hormônios femininos sejam ativados causando sensação de calma à mulher.
Na moção de apelo, ele também destaca que, segundo a Unicef, os bebês devem ser amamentados exclusivamente do leite materno durante os primeiros seis meses de vida. Ditinho relata ainda que estudos demonstram que o bebê quando alimentado com leite materno possui menor possibilidade de contrair câncer, diabetes, obesidade, problemas cardíacos e pressão alta, além de fortalecer o sistema imunológico.
“Especialistas afirmam que os períodos destinados à amamentação entre a jornada de trabalho são insuficientes, ocasionando a angústia, depressão, sendo que tais fatores resultarão em déficit na produtividade da mulher no trabalho”, afirmou.
Por fim o vereador destacou que o governador José Serra sancionou a Lei Complementar 54/08, ampliando o período de licença-maternidade das servidoras estaduais de quatro para seis meses, e que outro projeto com o mesmo teor, incluindo incentivo fiscal à iniciativa privada (Projeto de Lei 2513/2007) tramita no Congresso Nacional.
Publicado em: 25 de julho de 2008
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1