Deputado Alex de Madureira é homenageado com o Título de Cidadão Barbarense

Por indicação do vereador Celso Ávila (PV), o deputado estadual Alex de Madureira (PSD) será homenageado, neste ano, com o Título de Cidadão Barbarense. Ávila é autor do processo de outorga da honraria, protocolado na Câmara nesta semana. Esse título é entregue anualmente pelo Legislativo a cidadãos que tenham prestado relevantes trabalhos para o desenvolvimento de Santa Bárbara d’Oeste. Junto à indicação, Celso Ávila apresenta breve biografia do homenageado.

Alexander Muniz de Oliveira, mais conhecido como Alex  de Madureira, nasceu na cidade de Piracicaba e cresceu em Ártemis, um bairro da zona rural do município. Começou a trabalhar aos 15 anos como aprendiz de ajustador mecânico, para custear os próprios estudos. Ingressou no ensino superior cursando Análise de Sistema na Universidade Metodista de Piracicaba — UNIMEP.

Em 1998, já morando e trabalhando como metalúrgico na cidade de São Pedro, teve seu primeiro encontro com Cristo, em uma Congregação da Assembleia de Deus, Ministério de Madureira. Iniciou sua trajetória ministerial e, no ano de 2007, retornou a Piracicaba como Secretário Geral do Campo, deixando a metalurgia, onde passou pelas funções de desenhista, programador e encarregado do setor para dedicar-se à obra de Deus.

Em 2009 foi consagrado a pastor, tendo atuado como secretário executivo da Convenção Estadual das Assembleias de Deus, CONEMAD-SP, durante oito anos. Acreditando na transformação da vida das pessoas por meio da política, em 2010 e 2014 coordenou campanhas para deputado estadual e federal. E em 2012 e 2016 atuou nas eleições para o cargo de vereador em São Paulo. Devido ao sucesso obtido em diferentes pleitos, foi convidado para ser secretário parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, trabalhando incansavelmente na busca por melhorias nos municípios do Estado.

Em 2018 aceitou o desafio e candidatou-se ao cargo de deputado estadual pelo PSD, obtendo a vitória com mais de 118 mil votos. Assumiu o mandato na ALESP, em março de 2019, e tem exercido sua função guiada pelos princípios da defesa e proteção da família. Na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia foi o Relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado de São Paulo (LDO) que define as metas e prioridades orçamentárias de 2020 e Relator do Projeto de Lei do Orçamento do Estado para 2020.

Líder no PSD em 2020, preocupado com a crise financeira causada pela pandemia, Alex articulou, votou e apoiou o corte de 30% do salário dos parlamentares e 40% das verbas de gabinete, reduzindo o gasto da Assembleia Legislativa para garantir a destinação da quantia de R$ 320 milhões para combater a Covid-19. Também intermediou com o Governo do Estado a entrega de respiradores para Piracicaba e região, utilizados no tratamento de pacientes com coronavírus que necessitam de ventilação mecânica em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Além, de destinar recursos aos hospitais, entidades assistenciais e filantrópicas que atuam na saúde pública, por entender a necessidade da demanda que foi gerada com a pandemia.

Atualmente, o deputado é secretário-geral da Região Sudeste da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), vice-presidente da Comissão de Saúde, de Infraestrutura e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Membro efetivo da Frente Parlamentar Evangélica (FPE), e das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação, de Relações Internacionais, de Finanças, Orçamento e Planejamento e de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários.

No início de 2021, foi nomeado coordenador de Projetos Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com as atribuições de organizar e fazer a articulação política dos projetos de autoria parlamentar, dialogando com as bancadas da Casa para entender os apoios às medidas e construir um diálogo para aprimorar iniciativas.

Publicado em: 24 de junho de 2021