CPI da Saúde promove primeira reunião nesta quarta-feira

Os vereadores Felipe Corá, Celso Ávila e Nilson Araújo Radialista promoveram, nesta quarta-feira (14), a primeira reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) criada para apurar a excessiva demora nos prontos-socorros Dr. Afonso Ramos e Dr. Edson Mano. Autor do pedido de abertura da CPI, Felipe Corá será o presidente dessa comissão, enquanto Celso Ávila foi designado relator. O presidente da Câmara, Paulo Monaro, também esteve presente e colocou a estrutura do Legislativo à disposição dos membros dessa CPI.

Nesse primeiro encontro, os parlamentares fizeram uma análise geral sobre a gestão dos prontos-socorros, inclusive sobre os contratos firmados entre Administração Municipal e Organizações Sociais para atuar na área da Saúde. Eles também definiram que as reuniões dessa CPI serão promovidas sempre às quartas-feiras, às 8h30, com a participação de um procurador e de um servidor da Diretoria Legislativa. Ainda na reunião, foram listados alguns nomes, entre autoridades e munícipes a serem ouvidos pela comissão.

Ao apresentar o pedido de abertura da CPI, Felipe Corá destacou que a investigação foi recomendada pelo Ministério Público, sendo essencial para identificar as causas da demora no atendimento e para responsabilizar os envolvidos nas falhas no sistema de Saúde do Município. O vereador também apontou que uma investigação completa e imparcial pode ajudar a Prefeitura a encontrar soluções eficazes para esse problema, garantindo que os cidadãos barbarenses recebam atendimento médico adequado, de qualidade e de maneira, sem longas esperas.

Como o próprio nome já indica, uma Comissão Parlamentar de Inquérito tem poder de investigação próprio das autoridades judiciais e seus integrantes podem requisitar documentos, intimar testemunhas e determinar a condução de testemunhas faltosas. No entanto, a CPI não julga as pessoas, ela investiga fatos e, ao final, encaminha suas investigações para as autoridades competentes.

Publicado em: 14 de junho de 2023