CPI da Saúde promove oitiva de paciente que alega negligência em atendimento

Os vereadores Felipe Corá, Celso Ávila e Nilson Araújo Radialista promoveram, nesta quinta-feira (23), nova reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) criada para apurar a excessiva demora nos prontos-socorros do Município. No encontro promovido na sede do Legislativo, os parlamentares ouviram o munícipe Wesley dos Santos Maia, que apresentou diversas críticas a respeito da demora no atendimento no Pronto Socorro Dr. Afonso Ramos, em diferentes datas, inclusive relatando negligência no atendimento. Em uma das situações relatadas pelo munícipe, os médicos estariam dormindo, enquanto uma longa fila de espera se formava na recepção do PS.

Ainda no encontro desta semana, os parlamentares que integram essa comissão deliberaram pela convocação da secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha, além de outros representantes dessa Pasta e do servidor responsável pela fiscalização de contrato com a Organização Social encarregada pelo atendimento nos prontos-socorros Dr. Afonso Ramos e Dr. Edson Mano. As oitivas ocorrerão no dia 29 de novembro, nos períodos da manhã e da tarde.

Ao apresentar o pedido de abertura da CPI, os membros dessa comissão destacaram que a investigação foi recomendada pelo Ministério Público, sendo essencial para identificar as causas da demora no atendimento e para responsabilizar os envolvidos nas falhas no sistema de Saúde do Município. Os vereadores também apontaram que uma investigação completa e imparcial pode ajudar a Prefeitura a encontrar soluções eficazes para esse problema, garantindo que os cidadãos barbarenses recebam atendimento médico adequado e de qualidade, sem longas esperas.

Como o próprio nome já indica, uma Comissão Parlamentar de Inquérito tem poder de investigação próprio das autoridades judiciais e seus integrantes podem requisitar documentos, intimar testemunhas e determinar a condução de testemunhas faltosas. No entanto, a CPI não julga as pessoas, ela investiga fatos e, ao final, encaminha suas investigações para as autoridades competentes. A reunião desta tarde foi acompanhada por servidores da Procuradoria e da Diretoria Legislativa.

Publicado em: 24 de novembro de 2023