Comissão de Política Social promove reunião entre vereadores e secretária municipal de Saúde

A convite da Comissão Permanente de Política Social, a secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha, visitou a Câmara barbarense nesta sexta-feira (13), onde prestou esclarecimentos aos parlamentares sobre as atividades desenvolvidas pela pasta e respondeu a diversos questionamentos. O encontro desta tarde, que também contou com a presença do secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, foi promovido a convite dos vereadores Carlos Fontes (PSD), Alex Braga, o Alex Backer (PRB), e Celso Luccatti Carneiro, o Celso da Bicicletaria (PPS), integrantes dessa comissão.

Logo no início da reunião, a secretária de Saúde destacou que o Município tem investido mais de 33% do orçamento em Saúde, montante superior aos 15% determinados por lei. Ela ressaltou, também, que a responsabilidade integral do Município é na atenção básica, mas que a Prefeitura tem atendido a demanda de outras esferas (Estado e União), ao prestar atendimento nas áreas de especialidade e na urgência e emergência. Lucimeire Rocha lembrou, ainda, que a Administração Municipal segue diretrizes do plano desenvolvido pela Conferência Municipal de Saúde junto com o plano do próprio Município.

Durante o encontro, os parlamentares puderam apresentar diferentes questionamentos à secretária, que esclareceu, uma a uma, todas as dúvidas apresentadas. Ela também anotou algumas reclamações pontuais recebidas pelos vereadores, para verificar nos diferentes setores cada uma dessas situações. De acordo com o vereador Carlos Fontes (PSD), presidente da Comissão de Política Social, esse tipo de reunião é importante, para que os vereadores consigam apresentar à secretária de Saúde as demandas da sociedade, assim como para a secretária apontar quais são os limites de atuação da Prefeitura, quais são as responsabilidades dos usuários e que pontos podem ser melhorados pela Administração. “Em alguns casos, o munícipe nos cobra questões relacionadas à Saúde, os quais não são de atribuição da Prefeitura ou são alguns problemas pontuais, que podem ser facilmente solucionados. Por isso, é importante esse tipo de reunião, para que consigamos esclarecer melhor a comunidade, assim como evitar que alguns problemas específicos no atendimento se tornem frequentes”, afirmou.

Publicado em: 13 de abril de 2018