Comissão de Política Social apresenta relatório sobre visita às UBSs do Município

A Comissão Permanente de Política Social protocolou, hoje (13), na Diretoria Legislativa da Câmara Municipal, o relatório de visitas às 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Santa Bárbara d’Oeste. Semanalmente, os vereadores que compõem essa comissão (Bachin Jr, Carlos Fontes e Esther Moraes) visitavam as diferentes unidades. Nessas unidades, além de observar a estrutura física de cada uma delas, ouviam servidores e pacientes, para identificar possíveis falhas no atendimento ou eventuais necessidades relatadas pelos profissionais.

O relatório ficará disponível no site do Legislativo, podendo ser acessado por qualquer munícipe, e também será entregue aos futuros membros da Comissão de Política Social, nomeados em janeiro de 2023 pelo novo presidente do Legislativo, que deve ser eleito nesta quarta-feira (14). “Uma das funções desta comissão é acompanhar o andamento da saúde pública no Município. E por acreditar que as UBSs compõem o que chamamos de porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de atender até 80% dos problemas de saúde da população, fizemos uma intensa fiscalização em todas as unidades de saúde de Santa Bárbara d’Oeste”, explicou Esther Moraes, presidente da comissão.

Ainda de acordo com a parlamentar, as informações contidas no relatório também podem contribuir para o debate sobre melhorias na atenção básica. “Esse relatório é, acima de tudo, um exemplo de como o SUS é importante, revolucionário e deve ser visto pela ótica do investimento e de um direito fundamental da população à saúde”, ressaltou.

No relatório, o principal desafio a ser enfrentado pelas UBSs é reduzir o absenteísmo (quando o paciente falta a consultas previamente agendadas), situação que tem prejudicado o atendimento. “Medidas vêm sendo adotadas pela Secretaria de Saúde, como ligar confirmando a consulta, enviar mensagens no aplicativo whatsapp, tornar público o número de faltas nas UBSs, mas elas não são suficientes”, explicou Esther.

Para reduzir o elevado número de faltas de pacientes nas consultas, a comissão destaca a necessidade de participação mais ativa do Conselho Municipal de Saúde nas diferentes unidades. No relatório, os parlamentares apontam que a participação popular em reuniões nas UBSs, como ocorre no Jardim Europa, contribui para a queda no absenteísmo.

A comissão também sugere a ampliação do modelo de Estratégia de Saúde da Família para as unidades onde ele ainda não foi implantado, tendo em vista os bons resultados obtidos nas regiões onde esse tipo de atendimento já está disponível. Outro ponto destacado é a peculiaridade de cada unidade, conforme a região da cidade em que se encontra. Os vereadores apontam, por exemplo, maior número de casos de gravidez na adolescência ou de cáries em crianças em bairros periféricos e com menor renda, por isso sugerem que a Secretaria de Saúde acompanhe essas situações e promova campanhas específicas para cada localidade.

Publicado em: 13 de dezembro de 2022