Comissão de Educação promove reunião para debater alternativa às famílias nos recessos das creches

Os vereadores Giovanni Bonfim (PDT), Celso Ávila (PV) e Emerson Luis Grippe, o Bebeto (SD), integrantes da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, promoveram, na última semana, reunião com a secretária municipal de Educação, Tânia Mara da Silva, e com representantes do Conselho Tutelar, das secretarias municipais de Esportes e de Cultura e Turismo, além de monitores de creches. O assunto em pauta era a reivindicação do Conselho Tutelar a respeito da necessidade de alternativa às famílias nos períodos de recesso escolar, uma vez que muitos pais trabalham fora de casa e não podem ficar à disposição das crianças em período integral nos meses de julho, dezembro e janeiro.

Segundo Antônio Carlos Barros, integrante do Conselho Tutelar, o objetivo dos conselheiros é assessorar o Poder Público para encontrar uma solução para esse problema, permitindo que os pais possam conversar na Secretaria de Educação e combinar o período de férias da empresa do pai com as férias e recesso dos filhos. Outra sugestão seria aliar isso ao planejamento familiar. Ele aproveitou o encontro para distribuir dados de pesquisa realizada para demonstrar geograficamente onde estão as maiores incidências de casos em que as famílias precisam de atendimento das creches nos períodos de férias.

Ainda no encontro, a secretária de Educação apresentou a demanda existente por vagas em creches, explicando que em muitos casos os pais procuram diretamente o Conselho Tutelar, sem antes se cadastrarem junto ao Serviço Social da Secretaria. Ela também apresentou como proposta para atender a essa reivindicação de muitas famílias a criação de dois polos de atendimento no período de férias escolares, sendo um na região central e outro na Zona Leste, onde trabalhariam monitoras que não têm direito a férias nesse período de recesso, assim como estagiários, cozinheiras e profissionais cedidos de outras áreas. Já os representantes das secretarias de Esporte e Cultura também ressaltaram as dificuldades em promover atividades nos meses de dezembro e janeiro, quando coincide a maioria das férias dos servidores, mas se comprometeram a contribuir para a organização de projetos recreativos voltados a crianças com até três anos de idade nesses períodos.

“Estamos discutindo essa questão, para tentarmos entrar num acordo entre as partes e atendermos, da melhor maneira possível, os interesses dos pais e, principalmente, das crianças, que têm direito ao convívio familiar”, afirmou Giovanni Bonfim, presidente da Comissão de Educação do Legislativo. Segundo ele, antes de Audiência Pública agendada para 12 de novembro, o grupo deve promover novo encontro, dessa vez com a presença de representantes das Secretarias de Saúde e de Promoção Social.

Publicado em: 08 de outubro de 2014