Preocupado com a recente seca registrada e com o racionamento de água em diversas regiões do Estado, no intuito de sugerir alternativas de abastecimento para as próximas gerações, o vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), acompanhou o secretário de Meio Ambiente, Rafael Piovezan, e o engenheiro civil Carlos Augusto dos Santos, responsável pelo licenciamento e pela reserva de água bruta do DAE (Departamento de Água e Esgoto) do Município, em visita a diferentes represas existentes na área rural de Santa Bárbara d’Oeste. O ambientalista Paulo Bachin e os sitiantes José Sans Mello e Antônio Carlos Mello também estavam presentes nessa vistoria realizada em diferentes mananciais entre os bairros São Luis e Areia Branca.
“Apesar de Santa Bárbara estar numa situação confortável quanto à água, estamos preocupados com o futuro. Sabemos da existência de alguns projetos, como o da construção de nova represa no Araçariguama, mas estamos sugerindo alternativas, em áreas o relevo favorece a captação de água, assim como seu bombeamento pelo DAE. Além disso, o terreno nessa área rural é muito mais barato do que nas regiões centrais da cidade”, afirmou Joi. O parlamentar ressalta que nessa área, antes de sua utilização para o cultivo da cana-de-açúcar, existia uma grande represa que foi drenada por donos de usinas. Mas, após denúncias de ambientalistas e de donos de propriedades rurais que sofriam com o desabastecimento, o Ministério Público determinou o fechamento dos drenos, assim como o reflorestamento de área, o que permitiu o surgimento de novas represas.
“Os representantes da Prefeitura concordaram que essas represas podem ser boas alternativas de abastecimento para o futuro, mas já adiantaram que existiriam alguns empecilhos iniciais para a ampliação desses reservatórios, em virtude de os proprietários dos terrenos terem assinado compromisso de reflorestamento com a promotoria do Meio Ambiente”, afirmou Joi, ressaltando que a apresentação de projeto, com medidas mitigadoras e compensatórias dos danos ambientais poderia facilitar a autorização de instalação desses reservatórios. Joi também aproveitou a visita para pedir o reflorestamento de área ao redor da represa conhecida como Buraco do Padre.