Celso Ávila questiona Prefeitura sobre treinamento oferecido aos assistentes de saúde bucal

O vereador Celso Ávila (PV), por meio de requerimento de informações protocolado nesta semana, questiona a Prefeitura a respeito do treinamento oferecido aos assistentes de saúde bucal que atuam na rede municipal de saúde. Antes do questionamento, o vereador destaca que esses profissionais que atuam no apoio aos dentistas devem estar capacitados para orientar os pacientes sobre higiene bucal, marcar consultas, preparar o paciente para o atendimento, dentre outras funções que serão delegadas e supervisionadas pelo dentista.

Ainda no requerimento, Celso Ávila ainda ressalta que essa profissão envolve inevitável contato com agentes biológicos, e expõe esses assistentes de forma permanente ao risco de contágio de diversas doenças infectocontagiosas, quer pelo contato com o sangue, quer pelo contato com a saliva. No documento, o vereador indaga o número de profissionais existentes nessa área na rede municipal de saúde, pergunta se eles recebem treinamento para exercer a função e, em caso de resposta positiva, em que instituição eles são capacitados. Além disso, o vereador pergunta se, em função do risco permanente a que estão expostos, se esses assistentes recebem adicional de insalubridade, de acordo com Anexo 14 da NR-15 da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho.

Publicado em: 14 de agosto de 2014