Celso Ávila propõe outorga da Medalha Dona Margarida à delegada Olívia Fonseca

O vereador Celso Ávila (PV), por meio de propositura protocolada na Câmara Municipal, propõe a outorga da Medalha Dona Margarida da Graça Martins à delegada Olívia Fonseca, responsável pela Delegacia da Mulher de Santa Bárbara d’Oeste. Junto à proposição, Celso Ávila apresenta uma breve biografia da homenageada.

Ela nasceu na cidade de Charqueada no dia 28 de maio de1984 e é filha de Olavo dos Santos Fonseca Filho e Aparecida de Fátima Altariugio Fonseca.

Ingressou no curso de Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) em 2004 e durante o período de estudos estagiou na Polícia Federal de Piracicaba e na Polícia Civil de Charqueada.

Em 2010, dois anos após ter concluído o curso de Direito, foi aprovada no Exame da Ordem dos Advogados, mas seguindo a vocação e já aprovada para o cargo de Escrivã de Polícia Civil do Estado de São Paulo, optou pela carreira policial. Em junho do mesmo ano, tomou posse como Escrivã de Polícia, estagiando no 64° DP – Cidade AE Carvalho, na Zona Leste, no 5º DP – Aclimação, no 78° DP – Jardins e 2° DP – Bom Retiro na cidade de São Paulo.

Optou pela carreira policial como objetivo de vida, e no ano de 2012 foi aprovada em concurso de provas e títulos para o cargo de Delegada de Polícia, atuando no 77° DP – Santa Cecília, na área central da Capital Paulista, onde tomou posse em agosto do mesmo ano. Em maio de 2013, cumprindo solicitação, foi transferida para a cidade de Santa Bárbara d´Oeste, assumindo como titular da Delegacia de Defesa da Mulher.

Em poucos meses frente à Delegacia de Defesa foi responsável por conduzir as investigações sobre o sequestro do bebê Gabriel, caso que repercutiu nacionalmente. Na época, o bebê foi localizado em menos de 45 horas e as sequestradoras presas em flagrante. Por tal feito, foi elogiada pelo comando Geral de Policia, após crivo do Egrégio Conselho da Polícia Civil.  No mesmo ano, foi convidada pela Secretária de Promoção Social, Maria Cristina da Silva, e pela Irmã Geni de Brito, da Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência, a fim de que integrasse, como membro de honra, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres de Santa Bárbara d´Oeste.

Além da Delegacia da Mulher, Dra. Olivia também responde eventualmente por outras unidades de polícia. À frente do 3º Distrito Policial, em menos de dois meses identificou e prendeu um autor de homicídio, cujo caso estava sem solução desde 2012. Através da identificação desse acusado, foi possível descobrir mais cinco homicídios praticados pelo mesmo autor. Por esse feito, foi novamente elogiada novamente pelo alto comando da Polícia.

Encarregada do Plantão Policial, foi a responsável pela localização de 350 quilos de drogas que estavam armazenadas em um caminhão, culminando na prisão de dois traficantes. Essa apreensão está sendo considerada como a maior ocorrida na região no ano de 2017 e a maior no município de Santa Bárbara d´Oeste.

“Pela dedicação, formação, preparação acadêmica, pelas ações e trabalhos relevantes junto à comunidade de Santa Bárbara d´Oeste é que temos a honra de conceder a Dra. Olívia Fonseca a Medalha Dona Margarida”, explicou Celso Ávila.

Publicado em: 06 de julho de 2017

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.;684