Celso Ávila homenageia Nivaldo Batagin com Título de Cidadão Barbarense

O vereador Celso Ávila (PV) protocolou, nesta terça-feira (9), projeto de decreto-legislativo, o qual dispõe sobre a concessão do Título Honorífico de “Cidadão Barbarense” a Nivaldo Batagin. Junto à propositura, o parlamentar apresenta uma breve biografia do homenageado. O Título de Cidadão Barbarense é concedido a munícipes que, mesmo não tendo nascido em Santa Bárbara d’Oeste, tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade nos mais diversos setores.

Nivaldo Batagin é natural de Mombuca, nasceu no dia 16 de setembro de 1937, casado, pai de cinco filhos: Maria Tereza, Hamilton, Cibele, Rodrigo e Gustavo. Desde cedo, se dedicou ao comércio de gênero alimentício. Com o irmão Ovídio (in memorian) trabalhou no armazém da família Batagin que, com o tempo, se transformou num grande atacado na rua Floriano Peixoto e se estendeu para Região Metropolitana de Campinas.

Anos mais tarde, seu Nivaldo montou uma refinaria de óleo no bairro São Joaquim. Em paralelo à vida de empresário, também foi presidente do Lions Clube Centro de 1971 a 1972. Ele também se consagrou como notável dirigente esportivo no futebol barbarense. O comerciante também foi jogador e só deixou os gramados quando a condição física já não mais lhe permitia esse prazer.

Devido a sua atuação nos meio esportivos, Nivaldo se tornou pessoa das mais conhecidas da cidade em função dos serviços prestados ao futebol, especialmente ao União Agrícola Barbarense. Foi por iniciativa dele que, em 1964, como presidente da diretoria do alvinegro, que o Clube Unionista se profissionalizou junto à Federação Paulista.

Como diretor de futebol, Nivaldo Batagin também foi um descobridor de talentos, em sua época trouxe para o clube nomes inesquecíveis como: Zé 21, Mosquito e Nivaldo Surge (na época era jogador do C.A.U.S.B), Tato, Pireli, Zu, Celinho, Kiki,Neguito,Tanguinha, Chicão Avanzi (o Chicão Branco), João Luiz, Dimas, Renato, Guri, Rinaldo Amorin, ídolo do Palmeiras na época, e tantos outros que passaram pelo futebol barbarense e mais tarde se destacaram em grandes clubes. “Como dirigente, Nivaldo Batagin também entrou nesta enorme lista dos inesquecíveis do futebol barbarense”, disse.

Publicado em: 09 de junho de 2016