CEI do Meio Ambiente decide por inclusão de contrato emergencial no processo investigativo e envio de novos questionamentos

Em reunião realizada na tarde de ontem (03 de junho), na Câmara Municipal, os membros da Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Meio Ambiente decidiram por prorrogar seu prazo e incluir no processo investigativo o Contrato Emergencial nº 161/2022, acerca de contratação em caráter emergencial de aterro sanitário para recebimento e tratamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) gerados em Santa Bárbara d’Oeste.

A CEI, composta pelos vereadores Eliel Miranda (presidente), Reinaldo Casimiro (relator) e Esther Moraes (membros), deliberou também acerca do envio de questionamentos para a Prefeitura, assim como para a Procuradoria e para o Setor de Contabilidade da Casa de Leis. Após o recebimento das respostas às indagações propostas, o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Canteiro, deve ser convidado a prestar esclarecimentos à comissão.

Criada a pedido de Miranda, a CEI tem por objetivo analisar a lisura das licitações, para a operação, manutenção, monitoramento do aterro sanitário, assim como para a coleta e transporte de resíduos domiciliares no sistema porta a porta, bem como sobre a contratação de aterro sanitário/industrial, para destinação dos resíduos sólidos urbanos. A abertura da comissão se deve ao fechamento do aterro sanitário de Santa Bárbara d’Oeste pela Cetesb, em maio de 2022, situação que gerou a necessidade de novo contrato para o armazenamento de resíduos sólidos e, por consequência, mais despesas ao Município.

A comissão, conforme o requerimento de abertura, procederá a apuração de possíveis irregularidades e apresentará relatório. Como o próprio nome indica, uma Comissão Especial de Inquérito tem poder de investigação próprio das autoridades judiciais, o que significa que pode inquirir testemunhas, requisitar documentos e tomar depoimentos de autoridades. No entanto, a CEI não julga as pessoas, ela investiga fatos e, ao final, encaminha suas investigações para as autoridades competentes.

Publicado em: 04 de junho de 2024

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565