CARLOS FONTES HOMENAGEIA DONA LAZINHA COM MEDALHA DONA MARGARIDA

A Câmara de Santa Bárbara d’Oeste vai homenagear, neste ano, com a medalha Dona Margarida da Graça Martins – A Fundadora, a senhora Lázara Maria de Camargo, 88 anos, mais conhecida como Dona Lazinha, pelos excelentes trabalhos realizados na área religiosa e social no município. A concessão da honraria foi proposta pelo vereador Carlos Fontes (DEM), por meio do Ato da Mesa nº 30/2010, assinado pelo próprio parlamentar, pelo presidente Anízio Tavares (DEM) e pelos vereadores Ademir da Silva (PT) e Laerte Silva (PSDB), membros da Mesa Diretora.

Dona Lazinha nasceu em 1921, em Rio das Pedras (SP), e viveu com a família em sítios e fazendas da região de Piracicaba até 1940, quando se mudou com os pais e irmãos para Santa Bárbara d’Oeste, onde passaram a trabalhar na antiga Usina Santa Bárbara. Em 1944, ela se casou com Adolfino de Camargo, com quem teve cinco filhos. Ele trabalhou na Usina durante muitos anos, enquanto ela cuidava dos filhos, além de ajudar no orçamento da família costurando para uma camisaria.

O trabalho de Dona Lazinha como voluntária teve início nos anos 60. Em 1961, ela tornou-se zeladora do Sagrado Coração de Jesus, na Igreja Nossa Senhora Aparecida. Nessa época, ela pertencia também à Confraria do Carmo. Dava aulas de catecismo em casa para crianças e depois passou a dar orientações como catequista para adultos, preparando-os para o casamento, batizado e crisma. Em 1962, quando foi fundada a Conferência Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos), ela assumiu o cargo de secretária durante três anos. Depois foi eleita presidente da Conferência e do Albergue Noturno.

Nesse período, para angariar fundos visando à manutenção do albergue e o trabalho da Conferência, para ajudar as dezenas de famílias assistidas, ela fazia coleta de casa em casa na região central da cidade. Com o apoio das companheiras vicentinas, ela também promovia bazares, quermesses e participava da Feira das Nações, desde sua primeira edição, no Centro da cidade. Em 1971, ela passou a realizar trabalho voluntário na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, visitando semanalmente os doentes da comunidade. Em 1975, Dona Lazinha foi a primeira mulher a participar do 3º Encontro Regional de Presidentes de Obras Unidas Vinculadas da Sociedade São Vicente de Paulo. Hoje, aos 88 anos, ele segue realizando seu trabalho voluntário.

Publicado em: 11 de novembro de 2010