(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

Câmara sedia encontro sobre lei de parcerias com organizações da sociedade civil


Cerca de 30 procuradores de diferentes cidades da região, além de servidores da Prefeitura e Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, participaram, nesta tarde (7), do I Encontro Técnico “Nova lei de parcerias com organizações da sociedade civil: transparência, participação social e resultados”. O evento foi aberto pelo presidente do Legislativo, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), pelas secretárias municipais de Negócios Jurídicos, Márcia Petrini, e de Promoção Social, Maria Cristina da Silva, assim como pelo o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo em Santa Bárbara d’Oeste, Leonardo Romano Soares, e pelo procurador chefe da Câmara barbarense, Raul Miguel Freitas de Oliveira.

O encontro teve início com a videoconferência: “O que sobrou aos Estados e Municípios com a Lei n. 13.019/14”, proferida por Thiago Marrara, professor de Direito Administrativo da USP (Universidade de São Paulo) e doutor em Direito Público pela Ludwig Maximilians Universität – LMU, Munique, Alemanha. Segundo ele, o grande mérito da Lei n. 13.019/14 foi ter retirado os convênios do mundo submerso dos atos normativos infralegais. Por meio dessa nova lei, o terceiro setor finalmente elevou para a esfera legislativa a disciplina dos convênios, rebatizados de termos de colaboração e termos de fomento.

Para a secretária Márcia Petrini, esse tipo de evento, sobretudo com a participação de pesquisadores a respeito do tema, é de extrema importância, uma vez que essa nova lei possui grande impacto nos municípios, que precisam da colaboração das entidades para a manutenção de políticas públicas e atendimento pleno da população. Ela ressaltou, no entanto, que Santa Bárbara d’Oeste é uma cidade privilegiada nesse sentido, uma vez que possui parceria com associações muito sérias, como a APAE, SOS, Rede Feminina, Asilo, entre outras.

Ainda no encontro, o promotor Leonardo Romano Soares ministrou a conferência: “Disposições da Lei n. 13.019/14 sobre transparência, participação social e resultados”. O representante do Ministério Público também destacou que as parcerias com as organizações da sociedade civil ganham crescente importância no contexto brasileiro atual, em que o Estado não consegue suprir sozinho todas as demandas por ações de interesse público. Por isso, para disciplinar essas relações com entidades não estatais, editou-se a Lei n. 13.019/2014, prevendo-se um importante mecanismo para a seleção impessoal das entidades privadas que se beneficiarão das parcerias com o Poder Público.

O evento desta quarta-feira, aberto ao público, também foi transmitido, ao vivo, por meio do site do Legislativo, e ficará disponível para consulta no endereço eletrônico www.camarasantabarbara.sp.gov.br.


Publicado em: 07 de dezembro de 2016

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!