Câmara sedia audiências públicas de Saúde e de Finanças

Os dados referentes aos investimentos em Saúde e na Administração Municipal como um todo durante o segundo quadrimestre de 2015 foram apresentados nesta quarta-feira (30), pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, em audiências públicas realizadas pelas secretarias de Saúde e de Fazenda no plenário da Câmara Municipal.

A reunião da manhã foi presidida pelo vereador Celso Ávila (PV), com a presença do secretário de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, Dreison Iatarola. Já a audiência pública promovida no período da tarde foi presidida pelo vereador Emerson Luis Grippe, o Bebeto (SD), com a participação da secretária de Fazenda, Raquel Campagnol. As reuniões também foram acompanhadas pelo presidente da Câmara, Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), e pelos vereadores Ademir da Silva (PT); Alex Braga (PV); Antonio Carlos Ribeiro, Carlão Motorista (PDT); Antonio Pereira (PT); Carlos Fontes (SD); Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR); Felipe Sanches (PSC); Giovanni Bonfim (PDT) e Wilson de Araújo Rocha, o Wilson da Engenharia (PSDB).

Na primeira audiência do dia, os investimentos e procedimentos na Atenção Básica da rede municipal de Saúde foram destacados pelo secretário da pasta. Os dados apontam que entre janeiro e agosto deste ano foram investidos R$ 74,2 milhões, sendo que desta quantia, R$ 55,2 milhões são de recursos próprios, o que corresponde a 29,63% do orçamento próprio do município.

Entre os números destacados estão o aumento em mais de 10 mil consultas na Atenção Básica no segundo quadrimestre em comparação ao primeiro deste ano. Ao todo foram 48.098 consultas realizadas. Em contrapartida, as consultas de urgência e emergência tiveram uma queda aproximada de 10 mil procedimentos, fato ressaltado pelo secretário como positivo, já que a “Atenção Básica deve ser a porta de entrada do sistema de Saúde”.

No período da tarde, a secretária de Fazenda de Santa Bárbara d’Oeste, Raquel Campagnol, apresentou os dados da pasta no segundo quadrimestre do ano. Entre maio e agosto, a Prefeitura registrou receitas de R$ 275,2 milhões, com despesas liquidadas de R$ 278,7 milhões. A crise econômica que afeta o País como um todo foi ressaltada pelas autoridades. Diante do quadro, o Município vem realizando todos os esforços para cumprir suas metas fiscais.

Publicado em: 30 de setembro de 2015