Câmara sedia audiências públicas de Saúde e de Finanças

A Câmara de Santa Bárbara d’Oeste sediou, nesta quinta-feira (29), as Audiências Públicas das secretarias de Saúde e de Fazenda referentes ao primeiro quadrimestre de 2014. As reuniões, realizada no Plenário “Dr. Tancredo Neves”, na Câmara Municipal, são abertas ao público e obrigatórias por lei.

Presidida pelo vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), da Comissão Permanente de Política Social, a Audiência Pública de Saúde contou com a presença do secretário Dreison Iatarola, novo responsável pela pasta, que participou pela primeira vez do evento na Câmara. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste investiu R$ 33,4 milhões na saúde do município durante o primeiro quadrimestre de 2014. O número apresentado durante a reunião é superior ao registrado no mesmo período de 2013, quando R$ 31 milhões haviam sido investidos. Os investimentos na Atenção Básica, em ações como combate a dengue e o planejamento da Administração Municipal para a contratação de médicos generalistas e implantação efetiva do PSF foram outros pontos destacados na ocasião.

Em seguida, foi promovida a Audiência Pública de Finanças, presidida pelo vereador Emerson Luis Grippe, o Bebeto (PDT), presidente da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Economia do Legislativo. Durante essa reunião, a secretária de Fazenda, Raquel Campagnol. Segundo ela, o município apresentou uma arrecadação de R$ 143,1 milhões, quantia equivalente a 36% da receita a ser arrecadada no ano, de R$ 415 milhões. A despesa liquidada nos primeiros quatro meses foi de R$ 115,9 milhões, enquanto a empenhada foi de 191,6 milhões, já com recursos programados para o pagamento. Os setores de Saúde, Educação e Saneamento responderam por mais de 60% dos investimentos realizados no período.

As audiências públicas contaram também com a presença do vice-prefeito e secretário de Esportes, Anízio Tavares da Silva, dos vereadores Ademir da Silva (PT), Antonio Pereira (PT), Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), Celso Ávila (PV), Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), Felipe Sanches (PSC) e Gustavo Bagnoli (PSDB), além de servidores municipais e representantes do Comusa (Conselho Municipal de Saúde).

Publicado em: 29 de maio de 2014