Câmara promulga resolução que denomina Procuradoria da Mulher

O presidente da Câmara barbarense, vereador Paulo Monaro (MDB), promulgou, ontem (5), a Resolução 03/2023, que denomina a sala da Procuradoria Parlamentar da Mulher, na sede do legislativo, em homenagem à memória da dra. Eleni Paula Rosamilia. Essa sala deverá ser devidamente identificada com foto da homenageada e placa alusiva ao ato.

Criada pela Resolução nº 07/2022, de iniciativa das vereadoras Kátia Ferrari (PV), Esther Moraes (PL) e do então presidente da Casa de Leis, Joel Cardoso, a procuradoria tem a responsabilidade de propor e fiscalizar  programas que promovam a igualdade de gênero, realizar audiências  públicas e promover  pesquisas e palestras sobre a discriminação e a violência contra a mulher, assim como a representação delas na política, na economia e na sociedade.

Já a denominação da sala foi proposta pelo Projeto de Resolução 03/2023, também de autoria das vereadoras Kátia Ferrari e Esther Moraes. Junto à proposição, as parlamentares apresentam breve biografia da homenageada, que sempre lutou na defesa dos direitos da mulher em Santa Bárbara d’Oeste.

Nascida em 1950, em São Paulo, Eleni Paula Rosamilia mudou-se com os pais para Santa Bárbara aos três anos de idade. Em 1978, casou-se com o José Eduardo Rosamilia, com quem teve dois filhos: Eduardo Níkolas e Leticia Maria. Após a aposentadoria no Banespa, em 1994, Eleni iniciou sua carreira como advogada, especialmente em ações cíveis da área familiar. Foi Secretária Geral da OAB, subseção de Santa Bárbara d’Oeste, e desempenhou trabalhos relevantes junto à comunidade, como membro do Conselho da Criança e do Adolescente e também em grupos de adoção. Ela morreu no dia 12 de junho de 2019.

Além do presidente Paulo Monaro, os demais membros da Mesa Diretora da Câmara (Celso Ávila, Reinaldo Casimiro e Jesus) também assinam a promulgação da resolução.

Publicado em: 06 de abril de 2023