Em menção ao Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20 de novembro, a Câmara de Santa Bárbara d’Oeste promoveu, hoje (19), a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, outorgada a pessoas que se destacam no combate à prática do racismo e a favor da cultura afro-brasileira. Neste ano, foram homenageadas nove pessoas. Além dos vereadores barbarenses, o evento contou com a presença do vice-prefeito Anízio Tavares da Silva, da secretária municipal de Educação, Tânia Mara da Silva, e do ex-vereador Gilmar Vieira da Silva, autor do projeto de decreto-legislativo que instituiu essa homenagem, em 2002.
De acordo com emenda a esse decreto, de autoria do vereador Erb Oliveira Martins, o Uruguaio (SDD), a medalha representa o símbolo físico da homenagem e será entregue por ocasião da “Semana da Consciência Negra”, no dia da realização da sessão ordinária coincidente com a referida semana. Neste ano, por indicação dos parlamentares, nove pessoas foram homenageadas.
Escolhido pelo vereador José Luis Fornasari, o Joi (SDD), recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares o pastor Antonio Alves. Indicado por Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), foi homenageado Armando Benedito Duarte, o Armandão, presidente da Associação Atlético Beija-Flor. O radialista Eraldo Vaz foi indicado para receber essa medalha pelo vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José. Por indicação do vereador Ademir da Silva (PT), recebeu essa medalha a aposentada Hermínia Braz Gonzales, voluntária em grupos de autoajuda e na Associação Fermento na Massa.
O vereador Felipe Sanches (PSC) homenageou o aposentado João Bartolomeu, membro do Conselho de Saúde do Posto Médico “Felício Fernandes Nogueira", do Conselho Nacional de Pastores e da Associação Cristã. Por indicação do vereador Antonio Pereira (PT), a aposentada e voluntária da Pastoral da Criança Regina Maria da Silva Mello também recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares. O cabeleireiro Roberson Rogério Gomes, o Robinho, foi homenageado pelo vereador Celso Ávila (PV). Já o vereador Giovanni Bonfim indicou para essa honraria o capoeirista Roberto dos Santos Pereira, conhecido como mestre Gavião, dono da Academia África. Por fim, por sugestão do vereador Antonio Carlos de Souza, o Antonio da Loja (PMN), foi homenageada a educadora Tatiane Pereira de Souza, que atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Educação, à frente da pasta Étnico Racial.
Publicado em: 19 de novembro de 2013
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1