Câmara promove audiência pública sobre tombamento histórico do estádio do União Barbarense

Representantes da TUSB (Torcida Uniformizada Sangue Barbarense) lotaram o plenário da Câmara Municipal, na noite desta quarta-feira (27), para participar de audiência pública sobre o Tombamento Histórico do Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, a qual contou com palestra da geógrafa dra. Simone Scifoni, professora livre docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP).

O presidente do Legislativo, vereador Paulo Monaro, deu início à audiência e logo em seguida passou o comando da mesa de honra ao vereador Carlos Fontes, responsável pela iniciativa de promover este evento. Ao lado de Monaro, Fontes e Simone, estavam os vereadores Celso Ávila e Eliel Miranda; Igor Alves da Cruz, presidente da TUSB; José Antônio Bressan, ex-treinador do União Barbarense; e Christopher Felipe Rosa, o Kiko, presidente da Torcida Uniformizada Inferno.

Da mesa de honra estendida fizeram parte os vereadores Jesus; Esther Moraes; Kátia Ferrari; Kifú; Bachin Jr.; Careca do Esporte; Nilson Araújo; Tikinho TK; e Arnaldo Alves; o ex-prefeito Luis Vanderlei Larguesa; os ex-vereadores Zeca Gonçalves e Dr. José; o historiador Antônio Carlos Angolini; o jornalista e historiador esportivo JJ Bellani; o presidente do União Agrícola Barbarense Futebol Clube, Daniel Rovland de Castro, o Gordo; o ex-presidente da TUSB Maurício Tedesco; o ex-diretor e fundador da TUSB André Pompeu; e o presidente de honra e fundador da TUSB, Carlos Festa.

O estádio do União Barbarense, com uma história de mais de 100 anos, está sob ameaça de demolição depois de ser arrematado, junto a sua sede social, em um leilão realizado pela Justiça do Trabalho em dezembro de 2021, devido a dívidas trabalhistas que somam cerca de R$ 18 milhões. Os arrematantes, representados nesta audiência por videoconferência pelo advogado dr. Cláudio Melo da Silva, se dispuseram a pagar R$ 11,3 milhões pelo imóvel, valor que deve ser destinado ao pagamento de verbas trabalhistas a 98 ex-funcionários do clube.

A palestra da dr.ª Simone, durante a qual foram apresentados dados históricos e comparativos que, segundo ela, justificam o tombamento histórico do estádio, foi seguida pela fala do dr. Silva e, a partir deste momento, os membros da mesa de honra, assim como da mesa estendida tiveram a oportunidade de usar a palavra. Ao final das exposições, a tribuna foi aberta ao público presente para sanar dúvidas e se manifestar.

As audiências públicas no Plenário Dr. Tancredo Neves, da Câmara Municipal, são abertas ao público e também são transmitidas, ao vivo, pelo site oficial da Casa de Leis, pela rádio Santa Bárbara FM (95.9) e pelos perfis da Câmara nas redes sociais (@camarasbo). O vídeo completo do evento permanece disponível na página da Câmara no Youtube.

Publicado em: 27 de setembro de 2023

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565