Câmara promove audiência pública contra instalação de banheiros coletivos unissex

A Câmara de Santa Bárbara d’Oeste promove, dia 8 de maio, às 19 horas, audiência pública para debater o Projeto de Lei 256/2021, que proíbe a instalação de banheiros coletivos unissex em Santa Bárbara d'Oeste, principalmente nas escolas públicas e privadas. A audiência foi solicitada pelo vereador Carlos Fontes (União Brasil), que também é autor do projeto.

“Essa audiência tem o apoio do presidente da Câmara Municipal, Paulo Monaro, e espero contar com ampla participação da sociedade civil organizada, tanto dos favoráveis ao projeto, quanto do grupo contrário, para que o debate seja democrático e participativo”, disse Carlos Fontes. Ele destaca que a polêmica a respeito desse tipo de sanitário ganhou destaque em âmbito nacional depois que uma moradora de Bauru criticou a iniciativa de uma unidade do McDonald’s daquela cidade, que havia adotado o modelo.  Depois que esse vídeo viralizou na Internet, a Prefeitura de Bauru notificou a rede de fast food, que optou por desistir dos banheiros multigêneros, voltando a oferecer sanitários Masculino e Feminino.

O projeto de Fontes ainda não tem data definida para ser apreciado pelo plenário da Câmara barbarense, o que deve ocorrer apenas depois da audiência. “O nosso projeto tem apenas o intuito de proteger as mulheres, assim como as crianças e as adolescentes do sexo feminino, que não deveriam ser obrigadas a dividir banheiros com homens”, afirmou.

O parlamentar ressalta que, no Reino Unido, onde banheiros multigênero foram implantados em diferentes locais, autoridades têm solicitado o fim desse tipo de medida. “Por medo ou por vergonha, muitas meninas têm evitado usar os banheiros em locais públicos, situação que pode resultar em infecções. Além disso, muitas adolescentes estão faltando mais à escola por se sentirem constrangidas no período da menstruação”, destacou o vereador.

Publicado em: 20 de abril de 2023