Câmara inaugura sede da Escola do Legislativo “Erb Oliveira Martins (Uruguaio)”

A Câmara barbarense inaugurou, na tarde desta quarta-feira (21), a sede da Escola do Poder Legislativo Barbarense (EPLB), dentro do prédio da Casa de Leis, com o descerramento de quadro com a fotografia do ex-vereador Erb Oliveira Martins, o Uruguaio, que morreu em julho deste ano. Por meio do Projeto de Resolução nº 02/2022, protocolado em agosto, a Mesa Diretora, com apoio dos demais vereadores, prestou homenagem à memória de Uruguaio ao batizar a EPLB com o seu nome.

A cerimônia de hoje, conduzida pelo secretário da EPLB e chefe do Setor de Biblioteca e Memória Legislativa, Fernando Rodrigo Silva, contou com a participação do presidente da Câmara, vereador Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV), do vice-prefeito Felipe Sanches e da esposa de Uruguaio, Rosana Duarte Martins, além do filho, netos e outros familiares do homenageado. Também estiveram presentes o ex-vereador Kadu Garçom, a secretária municipal de Governo, Patrícia Marques, e os vereadores Carlão Motorista (Republicanos); Carlos Fontes (União Brasil); Eliel Miranda (PSD); Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca (Avante); Celso Ávila (PV); Esther Moraes (PL); Paulo Monaro (MDB), Júlio César Santos da Silva (PL); Bachin Jr. (MDB); e Felipe Corá (Patriota).

BIOGRAFIA – Natural de Bagé (RS), Uruguaio morava em Santa Bárbara há mais de 40 anos. Ele passou a infância e adolescência no Uruguai, por isso o sotaque espanhol e o apelido.  Estava em seu quinto mandato como parlamentar na cidade, tendo sido presidente da Câmara Municipal nos anos de 2011 e 2012. Foi vereador entre 1997 e 2000, de 2001 a 2004, de 2009 a 2012, de 2013 a 2016 e na atual legislatura.

Uruguaio também era empresário no município, sendo bastante conhecido pelos trabalhos sociais que desenvolvia, mesmo quando não exercia nenhum mandato. Deixou a mulher, Rosana, os filhos Tiago, Vinícius e Daniela, além de cinco netos.

A Escola do Poder Legislativo Barbarense “Erb Oliveira Martins – Uruguaio” já conta com dois cursos previstos para o próximo ano, um de Memorização e outro de DJ Iniciante. Mais informações sobre datas e detalhes para inscrição serão divulgados, em breve, no site oficial da Casa de Leis (www.camarasantabarbara.sp.gov.br).

Publicado em: 21 de dezembro de 2022

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565