CÂMARA HOMENAGEIA PASTOR JOSÉ MARIA SAVAZZI COM TÍTULO DE CIDADÃO BARBARENSE

O pastor José Maria Savazzi, da Igreja Batista do Caminho – Tenda, do Jardim São Fernando, foi homenageado pela Câmara de Santa Bárbara d’Oeste com o título de Cidadão Barbarense em cerimônia realizada ontem (15) durante a realização do 3º Congresso Internacional promovido pela igreja.

Ao evento, compareceram o prefeito Mário Heins (PDT), presidente da Câmara, Anízio Tavares da Silva (DEM), vereadores Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB) e Laerte Antonio da Silva (PSDB), autor da homenagem, e o secretário de Governo e Desenvolvimento Econômico, Gilmar Margato. O vereador Carlos Fontes (DEM) esteve representado pelo assessor parlamentar Juliano Caetano.

Por meio do título de cidadania, a Câmara presta o reconhecimento e o respeito da população barbarense à pessoa homenageada pelo trabalho desenvolvido em prol da construção do bem comum. A honraria é concedida por intermédio de projeto de decreto-legislativo e tem o sentido maior de certificar as pessoas como filhos da terra, muito embora não tenham nascidas aqui, mas que adotaram o município como seu e por ele se dedicam em amor e carinho.

Ao receber o título de Cidadão Barbarense, aplaudido pela congregação, o pastor José Maria disse que a homenagem representa muito em sua vida. “Sinto que este título traz uma mudança de autoridade, de um amor muito maior pela cidade, a cidade que eu amo, que a igreja ama.”, destacou o homenageado agradecendo a iniciativa do vereador Laerte Silva. Demonstrando alegria pelo reconhecimento do Legislativo, o pastor ressaltou que “todos estão ganhando com esse título, porque estou repartindo essa homenagem com toda a igreja, nosso ministério e todas as 120 igrejas espalhadas pelo Brasil e o mundo”.

Para o vereador Laerte Silva, a homenagem ao pastor é merecida. “Fico feliz em entregar este título ao pastor José Maria, por quem tenho grande respeito e que muito contribuiu pela cidade, seja através da pregação do evangelho de Jesus, seja pelas ações sociais. É uma honraria merecida”, concluiu o parlamentar.

CURRÍCULO

O pastor José Maria Savazzi nasceu em Santa Clara d’Oeste no dia 20 de junho de 1962. É casado com a também pastora Yaeko Savazzi e pai de três filhos: Jundy, Cindy e Jesua.

Em janeiro de 1983, mudou-se com seus pais e irmãs para Americana, onde trabalhou na Toyobo do Brasil. Nessa empresa, conheceu o pastor Hugo que o evangelizou e se converteu ao evangelho. Após sua conversão freqüentou a Igreja Batista Central de Americana e conheceu a pastora Yaeko. Nesse período, sentiu o desejo de estudar mais sobre a Bíblia e em 1985 ingressou-se na Faculdade Teológica Batista de Campinas e após muita luta e esforço formou-se em bacharel em Teologia.

Enquanto estudava colocou em seu coração o propósito de iniciar uma nova congregação no bairro Mollon em Santa Bárbara d’Oeste, onde já participava da Igreja Batista do Jardim Europa.

Quatro jovens começaram um trabalho de evangelismo casa a casa e como não tinham local para as reuniões reuniam-se embaixo de uma árvore para pregar o evangelho de Jesus. Esses jovens eram José Maria(na época seminarista) e sua noiva Yaeko, Cláudio (hoje pastor na Paraíba) e Laura (hoje discípula da Igreja Batista do Caminho do bairro Antonio Zanaga em Americana). Dispostos a conquistar almas para Jesus e com dedicação, o trabalho foi crescendo e com cinco pessoas passaram a se reunir na casa da irmã Maria Cipionato, isto em 1987.

Em 89, com 77 pessoas congregando precisavam de um espaço maior, então o irmão Antonio Bicudo cedeu a área de sua casa para que a obra continuasse a crescer. Neste mesmo ano foi oficializada a Igreja Batista do bairro Mollon.
José Maria e Yaeko casaram-se em 23 de abril de 1988. Uniram dois ministérios que caminham juntos: missões e adoração e o trabalho continuou.

Em 19 de fevereiro de 1990, o seminarista José Maria foi consagrado ao ministério pastoral. Nesse mesmo ano, adquiriram o terreno para a construção de um novo templo, pois a igreja estava em pleno crescimento. Em 91, aliaram-se a Convenção Batista Nacional. Já com 200 membros, passaram a congregar em seu novo templo construído com muito esforço e trabalho na Rua do Níquel, no Mollon. Foi uma grande conquista na época. E no período de 93 a 96, foram plantadas as primeiras igrejas Batista do Caminho na região de Santa Bárbara.

Em 1996 desafiado pelo Espírito Santo juntamente com a diretoria da Igreja, realizaram um culto de semeadura onde membros e pastores semearam carros, eletroeletrônicos, casa, moto e oferta em dinheiro, conseguiram comprar a tenda com apenas um modulo e duas copas. E alugaram um terreno para que a tenda fosse montada, e o antigo templo passou a ser utilizado como seminário da Igreja Batista do Caminho.

A semente do projeto de conquista da nação foi lançada no coração do pastor José Maria, em 1997, durante a Assembléia anual da Convenção Batista Nacional em Betim, Minas Gerais, quando conheceu o Pastor Luzimário Carneiro dos Santos, missionário no Sertão da Paraíba, que se tornou porta de entrada para o envio de missionários para todo o Sertão nordestino. Apaixonados pela obra missionária, em 98, foram para João Pessoa na Paraíba. Na capital paraibana, cursaram Missiologia no Centro de Treinamento Missionário Nordestino, preparando-se para um dos maiores movimentos de treinamento, envio e implantação de igrejas no sertão nordestino.

No ano de 1999 um novo mover do Espírito aconteceu através da implantação da Visão Celular no Modelo dos 12, com a visão de conquista ampliada pelo Senhor Jesus Cristo a igreja deu um grande salto em crescimento. Em 2000 após a realização do reencontro com mais de 800 pessoas em células o pastor José Maria consagrou sua esposa Yaeko ao ministério pastoral onde as igrejas continuam sendo implantadas. Desde então são 120 igrejas abertas no país estando presente em 15 estados brasileiros, e em quatro países.

Publicado em: 16 de julho de 2010