CÂMARA FAZ ANIVERSÁRIO E HOMENAGEIA EX-VEREADORES

Para comemorar os 142 anos do Legislativo, a Câmara de Vereadores de Santa Bárbara d’Oeste realizou ontem (29), no plenário Dr. Tancredo Neves, uma cerimônia festiva para lembrar a data de instalação da primeira Câmara Municipal, que ocorreu no dia 26 de setembro de 1869, após o município ter se tornado independente politicamente de Piracicaba.

Durante o evento foram homenageados 12 ex-vereadores que atuaram na Câmara em legislaturas anteriores: Roberto Alves Maria, Antonio Caetano da Silva, Jurandir Cesta Bignotto, Cleiton de Oliveira, Dalmo Antonio Covolan, Jacir Furlan, Antonio Berto, Álvaro Alves Corrêa, Gilson Alberto Novaes, Itamiro José Penatti, Roberto Carlos Semmler e Alcindo da Rocha, o Zinhão.

A solenidade foi dirigida pelo presidente da Câmara, Erb Oliveira Martins, o Uruguaio (PPS). Estiveram presentes os vereadores Anízio Tavares da Silva (DEM), Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), Carlos Fontes, Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), Danilo Godoy (PP) e Laerte Silva (PSDB). O vereador Fabiano Martinez, o Pinguim (PV), foi representado por Luis Alves Caris, seu assessor parlamentar. O secretário de Cultura e Turismo, Giovanni Bonfim, representou o prefeito Mário Heins (PDT). Também compareceram ao evento, o secretário de Governo, Gilmar Margato, o ex-prefeito José Maria de Araújo Júnior e o presidente do PSDB, Joel José Pinto de Oliveira.

Após as homenagens, o Coral Municipal, sob a regência do maestro Gerson Martins, encerrou a cerimônia com apresentação musical.

HISTÓRIA

No dia 26 de setembro de 1869, às 10h, foi realizada a sessão extraordinária pela Câmara da Constituição (Piracicaba) para a instalação da Câmara barbarense, mas os vereadores locais não compareceram à sessão. Após serem convidados a prestar juramento e tomar posse do cargo por dois vereadores piracicabanos nomeados pelo presidente da Câmara da Constituição, Eulálio da Costa Carvalho, naquele mesmo dia, ao meio-dia, na residência de Joaquim Benedito do Amaral, reuniram-se os vereadores da Constituição e os vereadores barbarenses para a sessão de posse dos sete primeiros parlamentares do município: Tenente Antônio Teodoro de Oliveira e Souza, Joaquim Benedito do Amaral, João Batista Lino, Cesário Cavalheiro Leite, José Ferraz de Campos, João Soares de Godoi e Joaquim Gonçalves de Oliveira Martins, sob a presidência do primeiro por ter recebido o maior número de votos.

“Os 142 anos da Câmara representam uma data histórica e para mim é uma honra homenagear aqueles que fazem parte da história do Legislativo e da cidade”, destacou o presidente Uruguaio, referindo-se aos ex-vereadores que receberam uma placa pelos relevantes serviços prestados ao município por ocasião de seus mandatos, muitos deles sem qualquer remuneração.

Publicado em: 30 de setembro de 2011