CÂMARA ENTREGA TÍTULO DE CIDADÃO BARBARENSE AO PASTOR JOSÉ MARIA SAVAZZI NESTA QUINTA-FEIRA

A Câmara de Vereadores realiza nesta quinta-feira (15), às 19h, a cerimônia de entrega de título de Cidadão Barbarense ao pastor José Maria Savazzi, honraria proposta pelo vereador Laerte Antonio da Silva (PSDB). A homenagem ocorre na Igreja Batista do Caminho – Tenda, localizada na Rua do Diamante, 777, Jardim São Fernando, durante culto solene.

Natural de Santa Clara d Oeste (SP), o homenageado nasceu no dia 20 de junho de 1962. É casado com a pastora Yaeko Savazzi e pai de três filhos (Jundy, Cindy e Jesua).

Mudou-se para Americana em 1983. Nessa época, começou a trabalhar na empresa Toyobo do Brasil e teve a oportunidade de conhecer o pastor Jugo que o evangelizou. Após sua conversão ao evangelho, Savazzi freqüentou a Igreja Batista Central de Americana e conheceu a pastora Yaeko. Nesse período, sentiu o desejo de estudar mais sobre a Bíblia e em 1984 ingressou na Faculdade Teológica Batista de Campinas e, após muita luta, formou-se em Teologia.

Durante os estudos colocou em seu coração iniciar uma nova congregação no bairro Mollon em Santa Bárbara d’Oeste, onde já participava da Igreja Batista do Jardim Europa. Ele, seminarista, e sua noiva Yaeko, na época, começaram um trabalho de evangelismo casa a casa e como não tinham local para as reuniões reuniam-se embaixo de uma árvore para pregar o evangelho de Jesus.

Dispostos a conquistar as almas para Jesus, com dedicação o trabalho foi crescendo e com cinco pessoas passaram a reunir-se na casa de irmã Maria Simpionato que abriu as portas para que outras pessoas viessem ouvir a palavra de Deus. Em novembro de 1987, com 77 pessoas congregando precisavam de um espaço maior e o então irmão Antonio Bicudo, membro da igreja, cedeu a área de sua casa para que a obra continuasse a crescer. Neste ano foi oficializada a Congregação Batista da Vila Mollon.

José Maria e Yaeko casaram-se em 23 de abril de 1988. Em 19 de fevereiro de 1990, o então seminarista José Maria foi consagrado ao ministério pastoral, ano que também adquiriram o terreno para a construção de um novo templo. Em 1991, através de uma assembléia pediram a exoneração da Convenção Batista Brasileira, e deram início a Igreja Batista do Caminho na cidade e região.  Em 1996, a diretoria, membros e pastores da igreja conseguiram comprar a tenda com apenas um módulo e duas copas. E alugaram um terreno para que a tenda fosse montada e o antigo templo passou a ser utilizado como seminário da Igreja Batista do Caminho. Atualmente, a Igreja Batista do Caminho possui 120 templos em 15 estados brasileiros e em quatro nações do mundo.

Publicado em: 14 de julho de 2010