CÂMARA DO PRESENTE E FUTURO: PRIMEIRA ETAPA DO TREINAMENTO DOS PROFESSORES ACONTECE AMANHÃ

O treinamento dos professores de quarta série que irão desenvolver o Programa Câmara do Presente e Futuro neste ano acontece amanhã, dia 5, em dois momentos: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no plenário Dr. Tancredo Neves da Câmara Municipal de Santa Bárbara d´Oeste.

Ao todo, são aproximadamente 56 educadores que atuam nas escolas estaduais, municipais e particulares, que receberão informações sobre o projeto para ser desenvolvido em salas de aula. Cada professor receberá um manual explicativo sobre o projeto pedagógico.

Este ano, o programa sofrerá mudanças em relação à sua estrutura de reuniões simuladas, principalmente em função do calendário diferenciado que será aplicado às escolas estaduais.

Outra alteração também diz respeito ao ano eleitoral. Em função do momento e atendendo um pedido feito pelo presidente Raimundo (Itaberaba) da Silva Sampaio (PSDB), já ficou acordado com todos os vereadores a impossibilidade dos mesmos participarem das reuniões simuladas.

Nesta primeira etapa 22 escolas participam do treinamento, sendo 5 estaduais, 15 municipais e duas particulares.

O programa, mais uma vez, irá beneficiar alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 2ª série do ensino médio, obedecendo, inclusive, esta ordem de agendamento.

Depois das atividades na escola, os alunos realizam as reuniões simuladas no plenário do Poder Legislativo, vivenciando um dia de vereador, onde discutem e aprovam as proposituras elaboradas em salas de aula.

Durante o treinamento serão conhecidas as datas de participação de cada escola nas 24 reuniões simuladas previstas para a primeira etapa, a partir do dia 8 de abri. Em média, serão três encontros por semana.

O treinamento com os professores de oitava série e segunda série do ensino médio está confirmado para o dia 15 de abril, também em dois períodos, no Plenário Dr. Tancredo Neves.

O Programa Câmara do Presente e Futuro é desenvolvido pelo Legislativo em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Americana e Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos envolvidos no projeto recebem cartilhas explicativas, além de transporte, lanches e certificados de participação. Em cinco anos, o projeto já atingiu cerca 20 mil escolares do município.

Publicado em: 04 de março de 2008