Câmara barbarense doa livros em Braille e audiolivros ao Centro de Prevenção à Cegueira

O presidente da Câmara barbarense, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), acompanhado do biblioteconomista do Legislativo, Fernando Silva, visitou a sede do CPC (Centro de Prevenção à Cegueira) de Americana, entidade que mantém convênio com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e atende cerca de 40 munícipes. Durante a visita, Juca e Fernando doaram 10 títulos de livros no sistema Braille, os quais são divididos em 65 volumes, além de 15 audiolivros à biblioteca do CPC. Essas publicações foram obtidas pela Câmara, gratuitamente, por meio da Fundação Dorina Nowill. Apesar da doação, a Câmara também mantém em seu acervo alguns livros em braille.

“Nosso objetivo, com a doação desses exemplares, é contribuir com a entidade e incentivar a leitura entre as pessoas com deficiência visual”, afirmou Juca, destacando que, entre os livros doados, estão títulos como “Clarrissa”, de Érico Veríssimo, “Iracema”, de José Alencar, e “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen, assim como alguns sucessos mais recentes, como “Cinquenta Tons de Cinza” e “A Menina que Roubava Livros”. Ainda de acordo com o presidente da Câmara, a leitura em braille contribui para ampliação de vocabulário, para o conhecimento do alfabeto e da gramática, além de facilitar a comunicação.

Além da biblioteca, o presidente do Legislativo conheceu as demais dependências do CPC, que incluem brinquedoteca, salas para fisioterapia e fonoaudiologia, parque infantil e uma pequena casa, onde os deficientes visuais podem simular ações cotidianas, obtendo mais autonomia no seu dia a dia. A visita foi acompanhada por Tânia Iovino, coordenadora técnica do CPC, e por outras funcionárias da entidade.

Publicado em: 09 de dezembro de 2015