Câmara aprova moção para tombamento histórico do Estádio do União Barbarense

Em uma decisão unânime, a Câmara Municipal de Santa Bárbara d'Oeste aprovou nesta semana a Moção nº 171/2024, de autoria do vereador Carlos Fontes (União Brasil), que solicita o tombamento histórico do Estádio União Agrícola Barbarense. A iniciativa apela ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na pessoa do superintendente estadual Danilo de Barros Nunes, para proteger o estádio como patrimônio cultural.

A campanha, liderada pelo fundador e ex-presidente da Torcida Uniformizada Sangue Barbarense (TUSB), Carlos Festa, começou em julho de 2023 e tem recebido apoio de diversos vereadores e entidades locais. Festa tem defendido a preservação do Estádio Antônio Guimarães em programas esportivos e políticos, ressaltando a importância de garantir um local para que o União Agrícola Barbarense Futebol Clube possa continuar mandando seus jogos.

O estádio completou 102 anos em 2023 e enfrenta o risco de ser vendido devido a dívidas trabalhistas acumuladas, somando cerca de R$ 18 milhões. Em 2021, o estádio e o parque social foram levados a leilão pela justiça trabalhista, com toda a área avaliada em R$ 35 milhões, mas não houve interessados no prazo regulamentar.

A Câmara realizou uma audiência pública em setembro de 2023 sobre o tombamento histórico do estádio, com palestra da geógrafa Dra. Simone Scifoni, da Universidade de São Paulo (USP). Segundo a professora, o estádio atende aos requisitos da lei de tombamento e se enquadra para o processo histórico de preservação.

A campanha pela proteção do estádio ganhou força na Internet, ultrapassando 12.200 assinaturas no site www.tombamentouniao.com.br. A moção aprovada pela Câmara agora será enviada ao Iphan para avaliação, com a expectativa de que o órgão reconheça o valor histórico e cultural do estádio e dê início ao processo de tombamento.

Publicado em: 02 de maio de 2024