Após visita, vereador pede informações sobre UBS Regional Zona Sul

O vereador Nilson Araújo protocolou, nesta semana, o Requerimento 713/2023, por meio do qual solicita informações a respeito da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Joel Lincoln May Keese” - Posto Médico Regional Zona Sul. Antes de apresentar os questionamentos, o parlamentar, que preside a Comissão Permanente de Política Social, visitou essa unidade, ao lado dos demais membros dessa comissão, Jesus Vendedor e Felipe Corá.

No pedido de informações, o vereador pergunta se essa UBS atua com o sistema acesso avançado, por meio do qual é possível promover o agendamento médico no mesmo dia ou em até 48 horas após o contato do usuário com o sistema de saúde.  Ele também indaga o horário de atendimento dessa unidade, assim como os horários de acolhimento e encaixe, além dos bairros atendidos, do total de prontuários ativos atualmente e do número de atendimentos promovidos por semana no local.

Ainda no requerimento, Nilson Araújo pergunta quais são os dias e horários de atendimento farmacêutico e se falta algum medicamento nessa unidade.  Em caso de pacientes que precisam de medicamentos ou de fraldas geriátricas, o parlamentar pergunta como esses cidadãos devem proceder para ter acesso aos itens que precisam. Também com relação às fraldas geriátricas, o vereador destaca que a Comissão de Política Social, em visita à UBS, percebeu que esses produtos estavam expostos nos corredor de acesso da unidade e pergunta se eles não deveriam ser acondicionados em local apropriado.

Nilson Araújo aproveita o pedido de informações para também perguntar a quantidade de generalistas, clínicos gerais, pediatras, ginecologistas, enfermeiras, recepcionistas, técnicos de enfermagem, dentistas, agentes de saúde, entre outros profissionais em atuação nessa UBS. Ele questiona, ainda, os horários de atendimento de cada especialidade, inclusive para a realização de exames pré-natal e para vacinação.

Também nesse requerimento, o parlamentar afirma que os integrantes da Comissão de Política Social notaram a presença de rachaduras e trincas entre as paredes e pergunta se a Administração está ciente dessa situação e quando poderá efetuar a manutenção necessária. Por isso, ele se há algum laudo técnico para constar que não há o risco de infiltrações ou outra questão de estrutura predial. E aponta, também, a necessidade de capinação ao redor da unidade, assim como reparos em uma das salas, que apresenta umidade logo abaixo do aparelho de ar-condicionado.

Por fim, Nilson Araújo questiona como é feita a seleção de profissionais da recepção e se existe algum treinamento para as recepcionistas, tendo em vista que muitos pacientes se queixaram do atendimento ao público. Ele aproveita, ainda, para questionar a existência de possível projeto de ampliação dessa UBS e se existe alguma orientação aos pacientes que buscam atendimento na unidade.

Publicado em: 09 de agosto de 2023