(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

Após Audiência Pública, Projeto que institui Dia do Nascituro é incluído na Ordem do Dia da próxima sessão


De autoria do vereador Paulo Monaro (SD), foi incluído, hoje (13), na Ordem do Dia da 34ª Reunião Ordinária, que será realizada na próxima terça-feira (18), o Projeto de Lei 127/2017, que institui o Dia do Nascituro e a Semana de Defesa e Promoção da Vida no Calendário Oficial de Eventos de Santa Bárbara d’Oeste. A inclusão desse projeto na pauta de votação ocorre um dia após Audiência Pública promovida pela Comissão Permanente de Direitos Humanos, Cidadania, Defesa dos Direitos das Crianças, dos Adolescentes e da Juventude, a qual contou com a participação de centenas de participantes, a maioria composta por fiéis da Paróquia São Paulo Apóstolo.

 

Na audiência promovida na noite desta quarta-feira (12), além de todos os parlamentares presentes, também se posicionaram contra a descriminalização do aborto e “a favor da vida desde a concepção” o juiz Rogério Sartori Astolphi, da 6ª Vara Cível do Fórum de Piracicaba; o missionário César Bueno Quirino, representante da Equipe Diocesana em Defesa da Vida e da Família; o pastor Elinaldo Pita Lourenço da Silva, da Igreja Batista Memorial de Santa Bárbara d’Oeste; padre Luís Rodrigues Batista, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; e o padre Danilo Rúbia, reitor do Seminário Imaculada Conceição da Diocese de Piracicaba. Representando a Associação Cultural Beneficente Carolina Maria de Jesus, a pedagoga Elisângela Lambstein Franco de Moraes agradeceu o vereador Paulo Monaro por ter aberto a discussão à sociedade. No entanto, ao contrário dos religiosos presentes, ela, que também é católica, afirmou que a criminalização do aborto, prevista no Código Penal de 1942, prejudica a criação de estatísticas e de políticas públicas mais consistentes para apoiar mulheres que já realizam o aborto.

 

De acordo com o vereador Paulo Monaro, autor do projeto em discussão, a Semana de Defesa e Promoção da Vida tem o intuito de garantir políticas em defesa do nascituro (feto), planejamento familiar, bem como assuntos correlatos ao nascimento. Caso a propositura seja aprovada, a semana também servirá para promover o debate e a defesa dos direitos do nascituro desde a concepção, para que sejam pensadas políticas públicas em prol à garantia desse direito. Segundo o projeto, para a comemoração dessa semana poderão ser promovidos eventos a respeito do direito de nascer, voltada à atenção às famílias, com ênfase para as mulheres grávidas, com a realização de caminhadas, atos públicos e palestras informativas, além de seminários sobre gravidez, maternidade e paternidade responsáveis, a importância do pré-natal, do aleitamento materno, dos direitos sociais e outros correlatos. “A criação do Dia do Nascituro significa focar a consciência do direito à vida e trazer reflexão sobre as consequências do aborto para a sociedade, fomentando iniciativas de proteção ao direito à vida do nascituro, consagrado em nossa Carta Magna e preconizado nas leis divinas”, afirmou Monaro.


Publicado em: 13 de setembro de 2018

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!