AO LADO DE PREFEITO, VEREADORES VISITAM ÁREA DA DIVISA ONDE GOVERNO PRETENDE INSTALAR PRESÍDIO

Acompanhados do prefeito Mário Heins (PDT), os vereadores Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), Carlos Fontes (PSD), Danilo Godoy (PSDB) e Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), visitaram, hoje (18), em Limeira, área localizada nas proximidades do quilômetro 32 da rodovia SP-306, onde o Estado pretende construir um Centro de Progressão Penitenciária (CPP), de regime semi-aberto, próximo à divisa com Santa Bárbara d’Oeste. O objetivo do grupo é mobilizar a população e sensibilizar o governador Geraldo Alckmin, evitando que esse presídio seja instalado nas proximidades da área urbana barbarense.

Durante a visita ao local, o prefeito Mário Heins (PDT) afirmou que ao indicar aquela área, o prefeito de Limeira, Silvio Félix, do mesmo partido, empurrou o problema para Santa Bárbara d’Oeste. O prefeito barbarense também afirmou que tentou entrar em contato, diversas vezes, com o colega de Limeira, mas que não foi atendido. “Com um presídio de regime semi-aberto, não será possível oferecer à população que vive nas imediações qualquer ação de segurança pública. Estamos aqui num movimento suprapartidário, com o objetivo de sensibilizar o governador, para que ele faça uma visita à região, podendo constatar que essa é uma região totalmente habitada, com solo parcelado e muitas chácaras”, disse.

Antes de visitarem o local, os vereadores estiveram reunidos com o diretor da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da UNIMEP, Lourival Fante Júnior, quando definiram a realização de uma audiência pública, para debater com a população a construção desse centro de detenção. “Faremos um evento, junto com alunos e coordenadores dos cursos, para ouvir todas as partes interessadas. Não adianta ficar apenas na esfera política, a sociedade tem de ficar sabendo que a instalação desse presídio vai trazer inúmeros prejuízos para Santa Bárbara”, afirmou Danilo.

O vereador Kadu Garçom afirma que ainda não foram esgotadas todas as iniciativas democráticas do grupo e que, se a pressão política não surtir efeito, devem organizar uma manifestação pacífica, interditando o trânsito na rodovia SP-306. O vereador cobrou, ainda, emprenho dos deputados tucanos Vanderlei Macris (federal) e Cauê Macris (estadual), para impedir que esse presídio seja instalado na divisa barbarense. “O governo estadual não pode simplesmente impor essa decisão, prejudicando inúmeras famílias”, disse.

Publicado em: 18 de novembro de 2011