Alunos da Escola Ulisses Valente participam de sessão simulada do Câmara do Futuro

A Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste recebeu, nesta quarta-feira (25), cerca de 60 alunos da Escola Estadual Prof. Ulisses de Oliveira Valente. Durante a visita, eles conheceram as dependências da Casa de Leis e participaram de 8ª sessão simulada do Projeto Câmara do Futuro 2023, na qual 14 alunos, escolhidos entre seus colegas, atuaram como se fossem vereadores eleitos. A sessão desta turma foi acompanhada pelo presidente da Câmara, Paulo Monaro, e pelos vereadores Esther Moraes e Joi Fornasari. O vice-prefeito de Santa Bárbara d'Oeste, Felipe Sanches, também prestigiou a reunião dos estudantes.

Na sessão desta manhã, foram debatidos três projetos de lei, uma moção e uma indicação. O primeiro projeto institui o dia da conscientização do não abandono dos animais; o segundo institui a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e à Evasão Escolar em Santa Bárbara d´Oeste; enquanto o terceiro institui o final de semana de incentivo à diversidade cultural, a ser realizado a cada três meses. Já a única moção debatida na sessão simulada manifesta aplauso a todos os professores pelo dia dos professores, comemorado no dia 15 de outubro, em especial àqueles da Escola Estadual. Por fim, foi aprovada uma indicação em que é sugerida a construção de um parque municipal de acessibilidade pra crianças com deficiência.

Neste ano, além dessa escola estadual, participaram do projeto as escolas CIEP Carmelina Pellegrino Cervone, CIEP José Renato Pedroso, Emefei Maria Regina Barbosa Carpim, Escola Estadual Professora Sônia Bataglia Cardoso, CIEP Leonel de Moura Brizola, Emefei Professora Maria Martiniano Gouvêa Valente – D. Bininha e Emefei Professora Antônia Dagmar de Almeida Rosolen. No total, contando projetos de lei, moções, requerimentos e indicações, essas unidades de ensino trouxeram quase 90 proposições ao Legislativo, na maioria dos casos, sugestões a respeito de serviços e benfeitorias que podem ser feitos nos bairros onde essas instituições estão instaladas.

Realizado pela Câmara Municipal desde 2003, com o intuito de aproximar os estudantes do Poder Legislativo, o Câmara do Futuro já contou com a participação de mais de 35 mil alunos.

Publicado em: 25 de outubro de 2023