ALUNOS DA ESCOLA CORONEL LUIZ ALVES DISCUTEM SEIS PROPOSITURAS EM REUNIÃO DO CÂMARA DO FUTURO

Cerca de 90 estudantes da 4ª série do ensino fundamental da Escola Estadual “Coronel Luiz Alves”, do bairro Siqueira Campos, participaram hoje (5) da 15ª reunião simulada do projeto Câmara do Futuro. Esse projeto é realizado pelo Legislativo barbarense, em parceria com a Delegacia Regional de Ensino de Americana e com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste.

Durante a reunião, que contou com a participação do presidente da Câmara, Anízio Tavares da Silva (DEM), e dos vereadores Carlos Fontes (DEM), Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PDT) e José Luis Fornasari, o Joi (PPS), os estudantes discutiram seis proposituras, sendo um projeto de lei, duas moções, dois requerimentos e uma indicação. Também estiveram presentes no plenário Dr. Tancredo Neves, as professoras Maria Alice Onore, Olinda Maria Soares Neves, Silvia Regina Piovesan, Sônia Aparecida Amaral Moraes, e a coordenadora Denise de Andrade Machado, além do ex-vereador Enoc Martins Coutinho (PDT).

Entre as proposituras debatidas pelos alunos estavam um projeto de lei que dispõe sobre o programa de segurança para pedestres no trânsito, duas moções, sendo uma de aplauso ao jornal O Liberal, devido ao Projeto Jornal O Liberal na Escola (Projel), e a outra de apelo ao prefeito Mário Heins para a implantação de um projeto direcionado aos pedestres. Os requerimentos trataram sobre as condições gerais do transporte público no município e a fiscalização de infra-estrutura e saneamento básico nos bairros Vila Pires, Vila Brasil e Vila Grego. A única indicação apresentada sugeria a instalação de lixeiras e regularidade no recolhimento de lixo no bairro de chácaras Beira Rio.

O programa Câmara do Futuro é realizado há sete anos pelo Poder Legislativo, com o objetivo de educar os alunos para um novo entendimento do significado da política, das funções do Legislativo e dos vereadores. Na próxima quarta-feira (7), às 8h, participam do projeto os alunos da Escola Estadual Antonio Matarazzo, do Jardim Europa.

Publicado em: 05 de outubro de 2009