O vereador Alex Fernando Braga, o Alex Backer (PRB), protocolou, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei 6/2017, que dispõe sobre o fornecimento de leite sem lactose para crianças carentes em Santa Bárbara d’Oeste. A propositura autoriza o Poder Público municipal a distribuir esse tipo de alimento de forma gratuita e regular a crianças lactentes de até dois anos de idade, cuja renda familiar for igual ou inferior a um salário mínimo. O fornecimento do leite será realizado nas Unidades Básicas de Saúde, a partir da solicitação dos pais ou responsáveis, desde que seja comprovada a situação de carência e que apresentem atestado médico comprovando a necessidade de leite sem lactose para a referida criança.
“Esse projeto tem a intenção de resguardar a integridade física e promover a saúde de crianças carentes que precisam de alimentos sem lactose por apresentar intolerância”, explicou o parlamentar, ressaltando que essa restrição alimentar é derivada de um distúrbio gastrointestinal que provoca diarreia, dor e inchaço abdominal, assim como náuseas, flatulência e, em alguns casos, vômitos. Os sintomas variam de intensidade, comprometendo o bem-estar e a saúde dessas crianças.
A intolerância à lactose acontece como consequência de um outro problema: a deficiência de lactase. Ela ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária dessa enzima, cuja função é quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose. A presença de lactose no organismo se dá por meio da ingestão de leite e seus derivados.