O vereador Ademir José da Silva (PT) protocolou moção que manifesta aplauso à coordenadora da Pastoral da Criança de Santa Bárbara d’ Oeste Marina Rodrigues dos Santos Nascimento de Carvalho, pelo trabalho realizado em nosso Município.
Segundo o parlamentar, o trabalho da Pastoral da Criança é baseado na solidariedade humana e na partilha do saber em todo o Brasil. Em Santa Bárbara d’Oeste, a nova coordenadora de área, Marina Rodrigues dos Santos Nascimento de Carvalho, está na função há dois meses.
Para o desenvolvimento do trabalho foram firmadas duas importantes parcerias: uma com a Secretaria Municipal de Saúde e outra com a entidade Mei Mei, para o desenvolvimento de ações de caráter preventivo e que fortaleçam o tecido social e a integração entre a família e a comunidade.
A Mei Mei presta atendimento às gestantes carentes, fornecendo o primeiro enxoval do bebê. “Para ganhar o enxoval à futura mamãe precisa participar de oficinas na entidade”, explica Ademir.
Segundo Marina, a parceria com a Prefeitura irá consistir na disponibilização de médico, nutricionista, entre outros profissionais, para ministrar palestras para o público atendido pela Pastoral da Criança.
“A Pastoral da Criança irá encaminhar as gestantes para a entidade Mei Mei. A parceria está surtindo efeito e segundo a assistente social Milene Santos, aumentou o número de gestantes participantes das atividades desenvolvidas pela entidade. Outro benefício é que a Pastoral tem mais contato com as mães, então, passa os casos para a entidade”, completa o vereador.
A Pastoral terá representantes também no novo Conselho da Mulher, sendo participante titular a ex-vereadora Zilda de Fátima Barbosa e a vice será Marina Rodrigues dos Santos Nascimento de Carvalho.
Outros trabalhos desenvolvidos pela Pastoral da Criança são a pesagem e orientação às mães sobre ações básicas de educação, higiene e saúde no dia de celebração da vida, que ocorre normalmente toda semana. Cada comunidade realiza a ação em uma data.
A Pastoral da Criança prepara ainda a multimistura de alimentos, composta por farelos de arroz, de trigo, folha desidratada de mandioca e sementes. Esta preparação ajuda a proporcionar uma alimentação mais enriquecida para as crianças, ajudando em casos de desnutrição e anemia.
“As voluntárias da organização comunitária também ensinam receitas com produtos de hortas caseiras, que geralmente as mães têm nos quintais das casas, nos atendimentos identificam também as necessidades das famílias e realizam os encaminhamentos necessários”, esclarece Ademir.
Atualmente, a Pastoral tem cadastradas 1.466 famílias responsáveis pelas crianças atendidas pela organização comunitária e o número de crianças atendidas chega a 1.800 na faixa etária de 0 a 6 anos de idade.
“Os resultados do trabalho da organização comunitária ajudam a salvar vidas, tirando muitas crianças da desnutrição, aumentando a auto-estima das famílias”, conclui Silva.
Publicado em: 30 de abril de 2008
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1