(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

ADEMIR PEDE CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE RISCOS DE BALÕES E FOGOS DE ARTIFÍCIO


     O vereador Ademir José da Silva (PT) protocolou hoje (19) moção 88/08, que manifesta apelo ao prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, José Maria de Araújo Júnior (PSDB), para que seja realizada uma campanha de conscientização nas escolas do Município sobre os perigos de se soltar balões e fogos de artifício próximos a casas e terrenos baldios.

     Segundo o vereador, o período entre junho e agosto, devido ao clima seco, é propício para soltar balão. “Essa época inspira baloeiros, alguns verdadeiros artistas, a aproveitar a ocasião e mostrar seus talentos para a prática criminal”. Ele também afirma que os modelos mais sofisticados podem custar até cerca de R$ 15 mil, com tamanhos que chegam a 60 metros, impressionando com a beleza da arte exibida no ar.

     “A brincadeira seria divertida se o balão não trouxesse gigantesco poder de destruição”, afirma Ademir em sua propositura. Ele cita estatísticas do Corpo de Bombeiros que 66% dos balões caem acesos. E ainda destaca que, por ano, ocorrem cerca de 1 milhão de acidentes com queimaduras, muitos deles envolvendo a prática do lançamento de balões.

     Com base na Lei de Crimes Ambientais, nº 9.065, de fevereiro de 1998, Ademir da Silva ressalta que, não somente soltar balões é crime, como também fabricar, vender ou transportar, com pena prevista de um a três anos de reclusão, além de multa.

     Além dos perigos de incêndio causados por balões, o vereador destaca o perigo de lesões causadas por fogos de artifício, afirmando que uma em cada dez pessoas que mexem com fogos de artifício tem membros amputados, principalmente dedos. “Sem contar o risco de provocar queimaduras, quando explodem, os fogos de artifício podem causar mutilações, lesões nos olhos e até surdez”, afirmou. 

     Após discorrer sobre os riscos causados por balões e fogos de artifício, o vereador afirma que “esse tipo de espetáculo para poucos causa destruição para muitos”, por isso pede ao prefeito que realize uma campanha de conscientização nas escolas municipais sobre os riscos dessa brincadeira.
 


Publicado em: 19 de junho de 2008

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!