Celso Ávila homenageia Amadeu Elias Salvador dos Santos com Medalha Zumbi dos Palmares

O vereador Celso Ávila (PV), nos termos do Decreto-Legislativo nº 02/02, indica o nome de Amadeu Elias Salvador dos Santos para recebimento da Medalha “Zumbi dos Palmares”, por sua atuação na luta pelo combate ao racismo e favor da cultura Afro-brasileira. Em anexo à sugestão, o parlamentar apresenta uma breve biografia do homenageado.

Amadeu Elias Salvador dos Santos nasceu em Santa Bárbara d´Oeste, em 1964, passando toda a infância e adolescência na Vila Aparecida. Filho de Francisco Salvador dos Santos e Maria Aparecida dos Santos, é o mais velho de uma família de cinco irmãos: Sônia Aparecida Fortunato, Vera Lúcia Salvador dos Santos, Mara Angélica Fortunato e Francisco Salvador dos Santos.

Desde a adolescência apresentou aptidão para a música e para os esportes. Teve forte atuação nas escolas de samba nos carnavais de rua onde tocava o Treme Terra, instrumento mais conhecido como Surdão nas saudosas escolas Fluminense e Mocidade. Ajustador Mecânico, formado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), paralelamente se dedicava aos esportes, como futebol e ciclismo. Pedalou muitas vezes com os melhores ciclistas de Santa Bárbara e chegou a ser auxiliar-técnico do ciclismo barbarense em jogos regionais.

Viúvo de Maria Roberta Lahr e pai de Amadeu Elias Filho, hoje com 7 anos, luta diariamente para oferecer boas condições de vida e educação ao filho, que apesar da pouca idade já entende o que significa ser afrodescendente, ouvindo do pai os conhecimentos acerca das relações sociais estabelecidas, das visões que foram construídas sobre africanos e afrodescendentes no Brasil.

Publicado em: 22/09/2014 13:32:56