O vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), por meio de requerimento protocolado hoje (15), pede informações com relação ao fornecimento de bolsas de colostomia (recipientes externos conectados ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais) em Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar afirma ter sido procurado por pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), os quais cobram providências quanto à interrupção no fornecimento desse tipo de equipamento.
“Os pacientes que precisam dessas bolsas de colostomia chegam a utilizar até três bolsas por dia. A falta desse produto na rede pública tem gerado enormes transtornos”, afirmou. No requerimento Joi indaga se a Prefeitura tem conhecimento da interrupção no fornecimento dessas bolsas e, em caso positivo, qual o motivo. O parlamentar também questiona o número de bolsas de colostomia fornecidas mensalmente na cidade, o número de usuários cadastrados e quando esse produto voltará a ser fornecido na rede pública municipal.
A colostomia é um procedimento cirúrgico no qual se faz a abertura no abdome para a drenagem fecal proveniente do intestino grosso (cólon). Ela pode ser temporária ou permanente e geralmente é indicado em casos de tumores no intestino grosso; doença de Crohn; anomalias congênitas, como ânus imperfurado; ou perfuração no intestino (acidente ou colite ulcerativa).