Em resposta a requerimento de informações de autoria do vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), a Prefeitura encaminhou ao parlamentar lista relativa ao desempenho das escolas municipais no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). No geral, a educação no Município apresentou variação positiva nesse índice, subindo de 6,2 para 6,3 entre 2009 e 2011, mas seis escolas registraram queda nessa avaliação. Os resultados de 2013 ainda não foram divulgados pelo Governo Federal.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o IDEB de Santa Bárbara d’Oeste em 2009 foi de 6,2, enquanto a meta projetada pelo Ministério da Educação para o Município era de 5,6. Já em 2011, a nota dos alunos da rede municipal foi de 6,3, enquanto a meta estabelecida pelo MEC era de 6,0. Os resultados relativos à prova de 2013 ainda não foram divulgados, mas a meta para o município foi elevada para 6,2.
Das 24 escolas municipais de ensino fundamental, seis participaram pela primeira vez do IDEB em 2011, por isso não há índice comparativo, e duas participaram pela primeira vez do IDEB em 2013. Das unidades de ensino que realizaram as provas em 2009 e 2011, oito apresentaram crescimento, duas mantiveram o índice e seis registraram queda nesse índice, sendo que três dessas escolas, apesar da queda no comparativo, mantiveram-se acima do índice previsto pelo MEC naquele ano.
“Tanto as escolas que mantiveram a nota do IDEB quanto as que diminuíram estão sendo cuidadas mais de perto, tanto pela gestão da unidade como pela Secretaria Municipal de Educação, por meio de orientações e ações pedagógicas para superarem seus índices”, afirmou o secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello.