Carlos Fontes recebe resposta da Prefeitura sobre índice de perda de água no Município

O vereador Carlos Fontes (PSD) recebeu, na última semana, resposta ao Requerimento 170/2014, por meio do qual pede informações à Prefeitura com relação ao índice de perda de água no Município. No documento, o parlamentar cita reportagem do jornal Todo Dia, segundo a qual esse índice seria de 28% em Santa Bárbara d’Oeste, superior à meta de perda de 25% dos municípios que integram a da bacia (PCJ), dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

As medidas adotadas pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) para reduzir o índice de perda, a existência de setor específico para monitorar o controle de perda de água e o motivo desse índice estar acima da meta dos municípios da bacia PCJ foram os questionamentos apresentados pelo vereador. Em resposta ao vereador, o secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, afirma que entre as medidas para redução da perda de água estão a compra e instalação de inversores de frequência, para controle de pressão nas adutoras; a previsão de contratação de geofonador, funcionário específico par auscultar vazamentos; e a reiteração de pedidos de recursos ao FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), para finalizar a troca da rede localizada na região central.

Maiello afirma, ainda, que o DAE informou que não há um setor específico para perdas. Entretanto, foi explicado que desde 1998 há um trabalho constante de substituição de rede na região central. “De acordo com a Autarquia, o último relatório de controle de perdas de água foi elaborado pelo funcionário Denis Duarte, técnico em Edificações e Tecnológo em Construção Civil. O referido documento foi produzido aos moldes do Bando Mundial para o programa REÁGUA, no qual o índice de perdas não é apontado em porcentagem”, afirmou. Maiello também destaca que a rede no município não está totalmente setorizada e com a setorização irá controlar a pressão no setor de abastecimento, reduzindo a quantidade de vazamentos.

Publicado em: 17/03/2014 00:00:00