CARLOS FONTES PROPÕE CRIAÇÃO DE POLÍTICA DE PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS OCUPACIONAIS DE EDUCADOR

O vereador Carlos Fontes (PSD) protocolou, hoje (7), Projeto de Lei 15/]2014, que institui a política municipal de prevenção às doenças ocupacionais do educador da rede municipal de ensino. Os objetivos desse programa é informar e esclarecer sobre o risco da manifestação de doenças correntes do exercício profissional; orientar sobre os métodos e formas preventivas de combate aos referidos males; além de encaminhar o enfermo para o adequado tratamento das moléstias de que seja vítima em virtude da ocupação.

Na exposição de motivos, o vereador afirma que as condições de trabalho e as condições sob as quais os docentes mobilizam suas capacidades físicas e cognitivas pode gerar sobre-esforços ou hipersolicitação de suas funções psicofisiológicas, caso não ocorra tempo de recuperação e este não seja devidamente gerenciado a esses sintomas clínicos como explicam os índices de afastamento do trabalho por transtornos mentais. “Estudos apontam a ocorrência comum de doenças relacionadas ao exercício da profissão de educador. Por isso, tão importante quanto discutir estratégias pedagógicas é o desenvolvimento de um programa que trabalhe com meios para prevenir a ocorrência dessas moléstias”, afirmou.

Publicado em: 07/02/2014 00:00:00