O vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), promoveu, hoje (29) pela manhã, encontro entre representantes da Secretaria Municipal de Educação, da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), pais de alunos com necessidades especiais e proprietários da empresa Gaivota, que presta serviços à Prefeitura por meio do projeto Fênix. No início da semana, o parlamentar foi procurado por familiares desses estudantes, preocupados com possíveis mudanças no transporte.
“Nós não entendemos o que está acontecendo no transporte dos especiais. Minha filha foi abordada por outra empresa, sendo informada que a atual responsável pelo transporte não iria mais atuar na cidade. Estamos aqui para saber o que exatamente está acontecendo”, disse Vera Lúcia Chagas, avó de estudante que utiliza esse tipo de transporte. Eloísio Neves, proprietário da empresa Gaivota, que atua há cinco anos no Município, também participou do encontro. Vencedor de licitação da Administração Municipal, ele possui contrato de prestação de serviços com a Prefeitura até maio deste ano e também não havia sido notificado a respeito de qualquer alteração no transporte dos estudantes.
Convidados a participar da reunião pelo vereador Joi, os representantes da Secretaria Municipal de Educação negaram qualquer mudança no projeto Fênix. Por sua vez, Ademir Mascarenhas, superintendente de transporte da EMTU, explicou que o governo estadual possui o Serviço Especial Conveniado Ligado, desde 2009, para o transporte de alunos da rede estadual. Esse serviço, oferecido em outras cidades da região metropolitana de Campinas foi disponibilizado para Santa Bárbara d’Oeste neste ano.
Mascarenhas explicou, também, que os operadores desse projeto do governo estadual utilizaram lista com nomes de alunos especiais da Diretoria Regional de Ensino, sem terem sido informados que alguns desses estudantes já eram atendidos pelo projeto do Município. “Houve uma falha na comunicação, mas o nosso projeto não inviabiliza o já existente no Município”, afirmou.
O superintendente de transporte da EMTU explicou, ainda, que pais de alunos com necessidades especiais e dificuldade de locomoção que precisarem de transporte adaptado devem procurar as próprias unidades de ensino onde esses alunos estão matriculados para obter esse tipo de atendimento. O Serviço Especial Conveniado Ligado é um transporte diferenciado e gratuito para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida severa para deslocamento expressos do tipo “porta a porta”. Já o Projeto Fênix, da Prefeitura Municipal, além de transportar estudantes da rede estadual, também oferece esse tipo de atendimento a alunos da rede pública, da APAE, além de transporte a atendimentos na área de saúde aos portadores de deficiência com renda familiar mensal inferior a três salários mínimos.
"Fico feliz em intermediar uma reunião tão importante, que trouxe informações esclarecedoras para os pais de alunos com necessidades especiais. Agradeço especialmente o representante da EMTU, por sua rapidez e disponibilidade em vir até a Câmara e trazer essas informações", afirmou Joi.
Publicado em: 29/01/2014 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal