A CONVITE DE CARLOS FONTES, VEREADORES DEBATEM PROJETO DE CORREDOR METROPOLITANO

A convite do vereador Carlos Fontes (PSD), Luiz Fabiano Ferreira, da Communità, empresa responsável pelo projeto “EMTU na Comunidade”, apresentou, hoje (13), na Câmara barbarense, projeto do Corredor Metropolitano Noroeste de Campinas. O evento contou com a presença do coordenador de Transportes do Município, José Vladeir Truzzi, e dos vereadores Alex Backer (PV), Antonio Carlos de Souza, o Antonio da Loja (PMN), Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), Antonio Pereira (PT), Celso Ávila (PV), Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), Emerson Luis Grippe, o Bebeto (SDD), Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), e Giovanni Bonfim (PDT), além de assessores dos demais parlamentares.

“Eu e o vereador Pereira participamos de apresentação na ACISB (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste), há quase um mês, e achamos importante que o traçado e o projeto desse Corredor Metropolitano também fossem apresentados no Legislativo, onde atuam os representantes da população”, afirmou Fontes. O vereador afirma que o encontro serviu para dirimir dúvidas dos parlamentares, mas ressaltou que algumas questões ainda não foram respondidas, por isso os vereadores pretendem elaborar um requerimento à diretoria da EMTU, questionando a possibilidade de integração entre ônibus metropolitanos e urbanos, a manutenção das linhas já existentes na zona leste da cidade, entre outros pontos.

Para o coordenador de Transportes do município, José Vladeir Truzzi, o corredor metropolitano é uma obra que ficará na história viária de Santa Bárbara d’Oeste, mas é importante que sejam esclarecidos pontos como o transporte de moradores da Zona Sul até Americana, uma vez que esse corredor deve passar pela avenida São Paulo, assim como a integração de moradores do Jardim Europa ao transporte metropolitano. “É importante que a EMTU, paralela à construção da obra, abra discussão com a sociedade barbarense de como vamos integrar essa transporte. A esperança é que esse corredor vá não só trazer melhoria viária, mas melhoria para o transporte metropolitano, que está na UTI”, disse.

O Corredor Metropolitano Noroeste de Campinas deve ligar Santa Bárbara d’Oeste até Campinas, passando por Americana, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia. Entre as ações previstas, estão a implementação de faixas exclusivas para ônibus, adequação e melhoria do sistema viário (sinalização e comunicação), construção de terminais de integração e estações de embarque e desembarque. Com a mudança, a expectativa é que o tempo médio de viagem (ida e volta) seja reduzido em 15%.

Em Santa Bárbara d’Oeste, a EMTU prevê a implantação de mais 2,5 quilômetros viários no final da avenida São Paulo, até o ribeirão dos Toledos, assim como a criação faixa exclusiva junto ao canteiro central e de faixa preferencial à direita, com adequação do sistema viário existente. Também deve ser construída uma ponte sobre ribeirão dos Toledos, além de galerias fluviais, para a transposição dos córregos Mollon e Giovanetti. Outra obra prevista é o novo terminal metropolitano, na rodovia Luiz Ometto, duas estações de transferência, além de pontos de paradas.

Publicado em: 13/11/2013 00:00:00