Após receber reclamações de pais de crianças atendidas pelo CRAS III (Centro de Referência de Assistência Social) Juvelina Isler Galvino, localizado no bairro Nova Conquista, o vereador José Luis Fornasari, o Joi (SDD), visitou o local ontem (4) pela manhã. Durante o período de chuva, o parlamentar constatou a existência de diversas goteiras e infiltrações em diferentes salas, principalmente na brinquedoteca. Em função da infiltração, as cerca de 50 crianças atendidas no local de manhã e à tarde foram dispensadas.
Em setembro, também após reclamações de pais de alunos, Joi apresentou um requerimento, questionando a Administração Municipal a respeito da realização de reforma da estrutura e instalações do CRAS III. Na época, o prédio apresentava diversas rachaduras e trincas tanto no piso quanto em paredes internas e externas. Além disso, em resposta assinada pelo secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, o parlamentar foi informado que o prédio onde funciona o CRAS não tinha laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros.
“Na visita, além de constatar as infiltrações em diferentes pontos, em função da existência de várias telhas quebradas, percebemos a falta de extintores de incêndio e fomos informados que o local continua sem alvará do Corpo de Bombeiros”, afirmou Joi, ressaltando o risco sofrido pelas crianças que frequentam esse centro de referência. O parlamentar destacou, ainda, que apesar de as rachaduras do prédio terem sido cobertas, em obra recente, nenhuma medida para o reforço da fundação foi realizada até o momento.
Joi ressalta laudo emitido pela Defesa Civil, segundo o qual o prédio do CRAS III foi construído sobre aterro não perfeitamente compactado e consolidado e que várias ampliações foram promovidas posteriormente. “Segundo a Defesa Civil, as diferenças de fundações executadas nas ampliações do prédio, juntamente com prováveis deslocamentos no aterro, estão causando as trincas nas paredes do prédio. Para estabilizar as estruturas, será necessária a execução de reforço da fundação em todo o prédio para estabilizar as estruturas”, disse. Ontem, Joi foi informado que a sede do CRAS III deve ser transferida para um prédio alugado enquanto o prédio atual for reformado.
Publicado em: 05/11/2013 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal