O vereador José Luis Fornasari, o Joi (PPS), recebeu, nesta semana, resposta ao Requerimento 833/2013, de sua autoria, por meio do qual pede informações à Administração Municipal, com relação ao destino final do lodo da ETA II. No pedido de informações, Joi indagava quais eram o horário e o procedimento da lavagem dos decantadores. Ele também questionava o destino do lodo resultante dessa lavagem e se o procedimento é permitido pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB).
Na resposta ao vereador, o secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, afirma que, segundo informações do Departamento de Água e Esgoto (DAE), a limpeza dos quatro decantadores da ETA II ocorre no período noturno, normalmente entre as 21 horas e as 23 horas, sendo realizada a cada dois dias na ETA II e a cada 10 dias na ETA I. Ele também explica que o lançamento de lodo dos decantadores da ETA II vai para o corpo d’água do córrego Araçariguama, por meio da galeria de águas pluviais. “Este lançamento ocorre desde a fundação da ETA II, em setembro de 1968”, disse.
O secretário de Governo também explica que não existia nenhuma exigência para a coleta e desidratação do lodo do sistema de tratamento de água quando a ETA II foi construída. “Hoje, a CETESB não permite mais o lançamento de lodos dos decantadores de ETAs nos corpos d’água. Para atender essa exigência, o DAE está desenvolvendo projeto, já em fase final de execução, para a coleta e desidratação do lodo da ETA II, sistema semelhante à ETA IV”, disse.
Publicado em: 28/08/2013 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal