COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE PROMOVE REUNIÃO SOBRE DESCARTE DE RESÍDUOS NO SAPEZEIRO

Visualize fotos

Os vereadores que integram a Comissão Permanente de Política Urbana e Meio Ambiente promoveram, hoje (13), na Câmara barbarense, reunião com moradores e comerciantes do bairro rural Santo Antônio do Sapezeiro, com o ambientalista Paulo Bachin, da Apasb (Associação Pró-Ambiente de Santa Bárbara), e com o engenheiro ambiental Cléber Canteiro, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A reunião foi agendada após reclamações de moradores do bairro e de ambientalistas a respeito do funcionamento da Ceprol (Central de Processamento de Resíduos Ltda.) naquela região da cidade.

Enquanto moradores e comerciantes reclamam do mau cheiro causado pelos resíduos químicos processados na empresa, ambientalistas se preocupam com a possível contaminação do solo e de mananciais na zona rural de Santa Bárbara d’Oeste. Em 2010, uma comissão de vereadores visitou o bairro e constatou a existência de aterro clandestino em meio a um canavial. Em vez de encaminhar o lodo biológico produzido no local aos aterros sanitários localizados em Paulínia ou Cajamar, a Ceprol estaria efetuando descarte irregular em propriedades rurais.

Neste ano, os vereadores já haviam protocolado requerimento, questionando a Prefeitura a respeito do funcionamento da empresa. Hoje, durante a reunião, o engenheiro Cléber Canteiro afirmou que a empresa está funcionamento sem alvará da Prefeitura, mas que a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), ligada à Secretaria do Meio Ambiente, teria emitido licença para o funcionamento da empresa, mesmo sem o certificado de uso de solo da Prefeitura. Ainda durante o encontro, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara definiu que irá questionar a Cetesb a respeito dessa licença, assim como o setor de fiscalização da Administração Municipal, uma vez que a empresa continua funcionando, mesmo sem alvará. Além disso, eles devem efetuar denúncia a respeito dessa situação ao promotor do Meio Ambiente.

Além dos integrantes da comissão, composta pelos vereadores Ademir da Silva (PT) – presidente, Carlos Fontes (PSD) e José Luis Fornasari, o Joi (PPS) – ambos membros, também participaram da reunião os seguintes parlamentares: Antonio Pereira, o Pereira (PT); Antônio Carlos de Souza, o Antônio da Loja (PMN); Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB); Felipe Sanches (PSC); Valmir Alcântara de Oliveira, o Careca do Esporte (PT); e o presidente do Legislativo, Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PV).

Publicado em: 13/03/2013 00:00:00