CELSO ÁVILA APRESENTA PROJETO PARA INCLUIR LITERATURA DE CORDEL NA REDE MUNICIPAL

Visualize fotos Visualize fotos

O vereador Celso Ávila (PV) esteve reunido, hoje (18), com a secretária municipal de Educação, Tânia Mara. No encontro, que contou com a participação da coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Matilde Rocha Forte, e da escritora e educadora Maria do Socorro, foi debatida a possibilidade de inclusão da literatura de cordel e de eventos que tratem desse tema nas escolas municipais.

“Desde o século XIX, a literatura de cordel nordestina vem sendo usada como fonte de lazer, educação e cultura. Foi o primeiro jornal do homem do campo e sua cartilha de alfabetização. Vários nordestinos aprenderam a ler através dos folhetos de cordel. Sob a luz do lampião a querosene, as pessoas se reuniam em torno para a leitura dos grandes clássicos do gênero, além das novidades adquiridas nas feiras populares”, afirmou Ávila. O parlamentar acredita que esse tipo de literatura popular poderia estimular a leitura e a criatividade das crianças.

Durante a reunião, a escritora Maria do Socorro, autora de vários cordéis se colocou à disposição da Secretaria de Educação, para a realização de eventos divulgando esse tipo de literatura e promoção de concursos culturais interclasses. “A secretária de Educação se interessou muito pelo projeto e se comprometeu a estudar a possibilidade de inclusão desse tipo de literatura e poesia na sala de aula”, concluiu.

Publicado em: 18/02/2013 00:00:00